Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Concelho integra rota do património histórico Templário nacional

 O concelho de Mogadouro passou a integrar uma rota nacional de dedicado ao património templário com o objetivo de dar a conhecer toda a história e os monumentos que vêm de desde os alvores da nacionalidade.


A vereadora com o pelouro da Cultura, no município de Mogadouro, Márcia Barros, disse que o concelho se distingue pelo património templário que nos Castelos de Mogadouro, erguido entre 1160 e 1165, e o Castelo de Penas Roais que teve o seu início de construção, em 1166, sendo estas duas fortalezas consideradas “o expoente máximo da presença dos Templários neste território”.

“Estes dois castelos tiveram um papel crucial na defesa da linha de fronteira durante o período da idade média e que convém dar a conhecer e musealizar, como está a acontecer”, vincou a autarca.

O património templário do concelho de Mogadouro, na sua grande parte, esta classificado com monumentos nacionais desde 1940, é uma referência, igualmente, na região Norte, sendo Mogadouro, o único concelho deste território a norte do rio Douro, a fazer parte desta rota.

“O património templário de Mogadouro é quase único a nível nacional dado o seu estado de conservação”, vincou a vereadora mogadourense.

Esta Rota mobiliza a articulação de um conjunto de entidades, como seja um com incidência em outros municípios parceiros, o Turismo do Centro, CIM Médio Tejo, Turismo do Porto e Norte, Turismo do Alentejo e Ribatejo e Turismo de Portugal.

Francisco Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário