Reconhecidos internacionalmente, os Caretos de Podence têm levado a tradição além-fronteiras, com participações recentes no Japão e no Brasil, integrando uma lista crescente de convites para eventos, feiras e exposições internacionais. A projeção global reforça também o impacto económico na aldeia e no concelho de Macedo de Cavaleiros, que todos os anos recebem milhares de visitantes.
No início deste ano, uma comitiva macedense entregou um fato de careto ao Papa Francisco, num gesto simbólico que pretendia reforçar o valor cultural e identitário desta tradição secular.
A distinção da UNESCO foi atribuída a 12 de dezembro de 2019, em Bogotá, na Colômbia, após um processo de candidatura iniciado no ano anterior. Antes disso, em 2015, os Caretos de Podence já tinham sido registados como marca e distinguidos com a Medalha de Mérito Grau Ouro pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Nesse mesmo ano, foi feito o registo da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.
A tradição ganhou novo impulso a 15 de fevereiro de 2016, quando o Carnaval dos Caretos de Podence entrou para o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, publicado em Diário da República.
A Associação Grupo dos Caretos de Podence, criada em 2002, conta atualmente com 25 caretos, envolvendo participantes entre os 4 e os 71 anos, garantindo a continuidade de uma das tradições mais emblemáticas de Trás-os-Montes.

Sem comentários:
Enviar um comentário