Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 12 de dezembro de 2025

Entrudo Chocalheiro e Caretos de Podence assinalam seis anos como Património Cultural Imaterial da Humanidade

 O Entrudo Chocalheiro e os Caretos de Podence assinalam hoje seis anos desde que receberam o selo de Património Cultural Imaterial da Humanidade atribuído pela UNESCO.


Reconhecidos internacionalmente, os Caretos de Podence têm levado a tradição além-fronteiras, com participações recentes no Japão e no Brasil, integrando uma lista crescente de convites para eventos, feiras e exposições internacionais. A projeção global reforça também o impacto económico na aldeia e no concelho de Macedo de Cavaleiros, que todos os anos recebem milhares de visitantes.

No início deste ano, uma comitiva macedense entregou um fato de careto ao Papa Francisco, num gesto simbólico que pretendia reforçar o valor cultural e identitário desta tradição secular.

A distinção da UNESCO foi atribuída a 12 de dezembro de 2019, em Bogotá, na Colômbia, após um processo de candidatura iniciado no ano anterior. Antes disso, em 2015, os Caretos de Podence já tinham sido registados como marca e distinguidos com a Medalha de Mérito Grau Ouro pela Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros. Nesse mesmo ano, foi feito o registo da marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial.

A tradição ganhou novo impulso a 15 de fevereiro de 2016, quando o Carnaval dos Caretos de Podence entrou para o Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial de Portugal, publicado em Diário da República.

A Associação Grupo dos Caretos de Podence, criada em 2002, conta atualmente com 25 caretos, envolvendo participantes entre os 4 e os 71 anos, garantindo a continuidade de uma das tradições mais emblemáticas de Trás-os-Montes.

Maria João Canadas

Sem comentários:

Enviar um comentário