Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 17 de dezembro de 2025

GOVERNO DECLARA UTILIDADE PÚBLICA URGENTE DAS EXPROPRIAÇÕES PARA A PONTE SOBRE O RIO MAÇÃS EM VIMIOSO

 O Governo declarou a utilidade pública, com caráter de urgência, das expropriações necessárias à construção da ponte rodoviária sobre o rio Maçãs e respetivos acessos, no concelho de Vimioso, distrito de Bragança. A decisão foi publicada esta segunda-feira em Diário da República (DR).


De acordo com o despacho, compete ao conselho de administração executivo da Infraestruturas de Portugal (IP) requerer às autoridades competentes as providências de expropriação por utilidade pública dos bens imóveis e direitos inerentes indispensáveis à execução da obra.

Segundo a publicação oficial, a IP aprovou, em deliberação de 24 de setembro de 2025, a resolução para solicitar a declaração de utilidade pública, com caráter de urgência, das parcelas de terreno abrangidas pela empreitada da ponte sobre o rio Maçãs e dos acessos associados, na Estrada Nacional 218 (EN218). O respetivo pedido foi posteriormente submetido ao gabinete do secretário de Estado das Infraestruturas.

O documento sublinha que a resolução se encontra devidamente fundamentada à luz do Código das Expropriações, justificando o caráter urgente da intervenção. As parcelas a expropriar localizam-se nas freguesias de Vimioso e Carção, em margens opostas do rio Maçãs.

É ainda autorizada a tomada de posse administrativa dos terrenos identificados, tendo em conta o interesse público subjacente à rápida e eficaz execução da obra, considerada essencial para melhorar a mobilidade e servir a população local. Os encargos resultantes das expropriações serão suportados pela Infraestruturas de Portugal, com cobertura financeira assegurada em dotação orçamental própria.

A declaração de utilidade pública foi autorizada pelo secretário de Estado das Infraestruturas, Hugo Espírito Santo.

Este passo surge na sequência da autorização governamental, concedida a 4 de abril, para que a IP disponibilizasse até 30 milhões de euros, repartidos por quatro anos, destinados aos estudos e ações conducentes à construção da ligação rodoviária Vimioso–Carção. A ponte sobre o rio Maçãs foi identificada como investimento prioritário na Resolução do Conselho de Ministros n.º 69/2025, de 10 de março.

A programação financeira prevê uma verba de 500 mil euros para 2025, oito milhões para 2026, 14,5 milhões para 2027 e sete milhões para 2028.

Recorde-se que, em novembro, o concurso público lançado para a construção da ponte e dos acessos ficou deserto, não tendo sido apresentadas propostas válidas, segundo esclareceu então a Infraestruturas de Portugal. A nova fase do processo visa agora desbloquear um projeto considerado estruturante para a coesão territorial e a melhoria das acessibilidades no concelho de Vimioso.

A Redação com Lusa
Foto:DR

Sem comentários:

Enviar um comentário