Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 18 de dezembro de 2025

O Concerto de Natal em Outeiro foi uma Celebração de Coesão e de Talento


 O dia 17 de dezembro de 2025 vai, certamente, ficar gravado na memória coletiva por ter sido um daqueles momentos em que a cultura, a comunidade e a esperança se encontraram num mesmo espaço e se elevaram mutuamente. O Concerto de Natal do Conservatório de Música e Dança de Bragança, com a participação da Música de Câmara e da Classe de Conjunto, transformou a Basílica do Santo Cristo de Outeiro num verdadeiro palco de emoção, beleza e partilha.

Este evento foi uma afirmação clara de que a descentralização cultural não é um risco é, pelo contrário, uma oportunidade. Levar a música erudita, a formação artística de excelência e o talento jovem até às aldeias é um gesto de justiça territorial e de profunda visão cultural. A coesão territorial constrói-se também assim, criando pontes, aproximando pessoas, valorizando os lugares e reconhecendo que a cultura pertence a todos, independentemente da geografia.

A resposta da população de Outeiro foi inequívoca e comovente. A Basílica encheu-se por completo, num ambiente de entusiasmo genuíno e de atenção respeitosa. Famílias inteiras, jovens e menos jovens, habitantes da aldeia e visitantes, reuniram-se todos para celebrar a música e o espírito natalício. As notas e as vozes entravam não apenas nas paredes centenárias da Basílica, mas também nos corações de quem assistiu. Criou-se uma atmosfera de comunhão e profundamente significativa.

A atuação dos alunos do Conservatório de Música e Dança de Bragança foi, sem exagero, brilhante. Ficou bem patente o rigor, a dedicação e a sensibilidade artística de tantos e tão talentosos jovens, guiados por um trabalho pedagógico sólido e inspirador. A Música de Câmara e a Classe de Conjunto demonstraram maturidade musical, entrega emocional e um notável sentido de conjunto, oferecendo ao público interpretações de elevada qualidade artística. Nem o frio os fez tremer. O Calor que lhes foi transmitido, por quem estava a assistir, superou as melhores brasas e a mais acolhedora lareira.

Neste concerto de Natal, a juventude mostrou-se como verdadeiro património vivo, preparada, criativa, comprometida e capaz de levar beleza aos mais diversos territórios. Outeiro acolheu-os de braços abertos, e eles retribuíram com música, emoção e excelência. Foi uma noite em que se reforçou a confiança no futuro e se confirmou que investir na cultura e nos jovens é investir numa sociedade mais coesa, mais humana e mais justa.

Que este concerto sirva de exemplo e inspiração. Que continue a haver coragem para descentralizar, para acreditar nas comunidades locais e para levar a arte onde ela faz falta porque, como se provou em Outeiro, quando a cultura chega, as pessoas respondem. E respondem em massa, com entusiasmo e com gratidão.

O meu muito obrigado à Câmara Municipal de Bragança na pessoa da sua Presidente Isabel Ferreira, ao Diretor do Conservatório, Rui Machado, à Junta de Freguesia de Outeiro na pessoa do seu Presidente, Flávio Afonso, aos talentosos jovens que nos maravilharam, à população de Outeiro que, como sempre, respondeu positivamente e sem equívocos ou hesitações… e a todos os amigos e amigas que tive o prazer de rever.

HM

Sem comentários:

Enviar um comentário