Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 4 de dezembro de 2025

Presidente da Câmara de Bragança exige intervenção do Governo para travar redução da distribuição de jornais no distrito

 A presidente da Câmara de Bragança, Isabel Ferreira, apelou esta quinta-feira à intervenção urgente do Governo para impedir a redução da distribuição de jornais no distrito, medida que a Vasp admite vir a implementar devido a dificuldades financeiras. A autarca alerta para o risco de se comprometerem direitos fundamentais como o acesso à informação e a própria saúde democrática do país.


“É algo que não deve mesmo acontecer. Percebo que, do ponto de vista financeiro e económico, não seja rentável, mas há matérias em que é preciso assegurar a solidariedade territorial e o acesso à informação, que é também um garante e um pilar da democracia. O Estado português tem a obrigação de fazer as compensações necessárias para que esta distribuição continue a ser feita”, afirmou Isabel Ferreira.

A Vasp anunciou estar a reavaliar o seu modelo de distribuição diária de imprensa nos distritos de Beja, Évora, Portalegre, Castelo Branco, Guarda, Viseu, Vila Real e Bragança. A empresa explica atravessar “uma situação financeira particularmente exigente”, marcada pela quebra contínua das vendas de jornais e pelo aumento expressivo dos custos operacionais, fatores que colocam em causa a sustentabilidade da atual rede de distribuição, sobretudo nas regiões do Interior.

Segundo a distribuidora, esta conjuntura afeta diretamente a viabilidade de manter o abastecimento diário aos pontos de venda, obrigando à ponderação de cortes que, segundo o Correio da Manhã, poderão deixar oito distritos sem jornais a partir de janeiro.

Para Isabel Ferreira, porém, o princípio do serviço público deve prevalecer: “Mesmo que haja uma única pessoa num determinado território, essa pessoa tem o direito de ter acesso a essa informação.” A autarca defende que o Estado deve garantir “equidade” através de medidas próprias, incluindo apoios específicos aos territórios de baixa densidade.

“Se o critério for a densidade populacional para validar a viabilidade do investimento, vamos ser sempre perdedores. É uma pescadinha de rabo na boca. Não podemos utilizar esse tipo de critério. Pelo contrário, temos de fazer investimentos no Interior para que esses investimentos fomentem outros a seguir”, frisou.

A discussão não é nova. Já em 2024, a Vasp tinha sinalizado a possibilidade de abandonar a distribuição em vários concelhos do país, entre eles Vimioso e Freixo de Espada à Cinta, no distrito de Bragança. Na altura, um acordo com o Governo levou ao anúncio de um futuro concurso público para assegurar o serviço, processo que, em fevereiro deste ano, ainda se encontrava em fase de conclusão.

Apesar de considerar que o concelho de Bragança não será diretamente prejudicado pela eventual redução, Isabel Ferreira manifestou solidariedade com os restantes municípios do distrito, insistindo que a defesa da coesão territorial deve ser uma prioridade nacional.

A Redação com Lusa
Foto: DR

Sem comentários:

Enviar um comentário