Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 9 de dezembro de 2025

Vimioso: I Festival de Folclore Ibérico com danças e cantares de Vila do Conde e Zamora (Espanha)

 Em Vimioso, o I Festival Ibérico de Folclore, contou com as danças e cantares dos ranchos folclóricos de Vimioso, Vila do Conde e de Zamora (Espanha), um evento cultural inserido na I Feira Ibérica de Artes e Sabores, cuja finalidade é estreitar a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha.


A presidente da Associação para o Desenvolvimento Cultural do Concelho de Vimioso (ADCCV), Elisabete Fidalgo, organizadora do festival, começou por destacar que em 2026, se celebra o 30º aniversário do Rancho Folclórico de Vimioso.

“O Festival de Folclore é provavelmente a atividade cultural que traz mais alegria, cor, graciosidade à Feira de Artes e Sabores de Vimioso. Na atuação do Rancho Folclórico de Vimioso realço que o repertório de cantigas e danças evoca os usos, costumes e os produtos e artigos expostos na feira, como a castanha, o vinho ou o azeite caraterísticos da nossa região”, disse.

A par da feira, também o festival de folclore assumiu o carater ibérico, tendo sido convidada a Associação Cultural Etnográfica La Arracada, vindo de Zamora (Espanha). De acordo com Elisabete Fidalgo, o objetivo é aprofundar os laços culturais com os grupos da vizinha Espanha.

“Dado que Vimioso é um concelho raiano faz todo o sentido convidar grupos de folclore espanhóis para participar no festival. Se Deus quiser, o Festival Ibérico vai ter continuidade com a participação de grupos vindos de outras localidades do país e também da vizinha Espanha”, disse.

A presidente da Associação Cultural Etnográfica La Arracada (Zamora/ Espanha), Soledad Arribas Fernandez, informou que o grupo de folclore existe desde 2017, com a missão de preservar e transmitir o folclore da província de Zamora.

“Na província de Zamora há uma grande diversidade de tradições, indumentária, música, cantares e danças que queremos preservar e transmitir a todas as gerações. Para além das atuações, a associação La Arracada tem um escola para ensinar o folclore às crianças e jovens”, disse.

Questionada sobre se já haviam atuado em Portugal, Soledad Fernandez respondeu afirmativamente, indicando que o grupo de Zamora atuou por exemplo, em Miranda do Douro, Bragança e em festivais em Vizela e Vagos.

“Gostamos muito de atuar em Portugal e conhecer as vossas tradições”, disse.


De Vila do Conde, o Rancho Folclórico do Monte, trouxe muitos jovens à I Feira Ibérica de Artes e Sabores de Vimioso. Entre eles, o ensaiador, José Salgueiro, informou que esta associação já existe desde 1918.

“Aceitamos com muito agrado vir participar nesta feira ibérica, em Vimioso, pois é uma oportunidade para mostrar as tradições de Vila do Conde e simultaneamente conhecer a cultura de outras localidades do país e também da vizinha Espanha. Na nossa história já participámos em festivais em Espanha, Alemanha, Itália, Canadá, entre outros países”, disse.


Em Vimioso, o Festival Ibérico de Folclore é organizado pelo Rancho Folclórico de Vimioso, uma associação cultural fundada a 25 de abril de 1996, pelo que no próximo ano celebra 30 anos de atividade.

HA

Sem comentários:

Enviar um comentário