segunda-feira, 24 de fevereiro de 2014

Bragança-Miranda: Cáritas apoiou 11 mil pessoas

A Cáritas Diocesana de Bragança-Miranda apoiou 11 152 pessoas em 2013, num total de 3404 famílias, e vai destinar a sua renúncia quaresmal deste ano para o apoio social da população.
“Porque a penitência quaresmal deve ser também externa e social, que não só interna e individual, proponho que a renúncia quaresmal seja a favor do atendimento social e caritativo da Cáritas Diocesana”, escreve D. José Cordeiro, bispo diocesano, na sua mensagem para a Quaresma de 2014, enviada à Agência ECCLESIA.
Segundo o responsável, o número de pessoas ajudadas “aumenta significativamente” se for somada à atividade da Cáritas “a ação de tantas pessoas generosas e das Santas Casas da Misericórdia, das Fundações e Centros Sociais e Paroquias”.
A renúncia quaresmal é uma prática proposta pela Igreja Católica em que os fiéis abdicam da compra de bens adquiridos habitualmente noutras épocas do ano, reservando o dinheiro para finalidades especificadas pelo bispo diocesano.
D. José Cordeiro recorda, na sua mensagem, que a Quaresma é marcada na Igreja Católica pela “oração, o jejum e a esmola”.
“A Quaresma, na liturgia da Igreja, é um tempo de graça que convida insistentemente à conversão do coração a Deus que nos chama à santidade”, sublinha.
O bispo de Bragança-Miranda recorda que esta atitude representou, no início do Cristianismo, uma “resistência profética como alternativa cultural face ao individualismo hedonista pagão”.
“A sobriedade dos sinais exteriores é a nossa riqueza espiritual. A pedagogia da Quaresma, escolhida pela liturgia própria deste tempo, serve para educar na fé e na resposta à Vocação de Deus que nos chama”, acrescenta.
Neste contexto, a mensagem recorda o ‘Ano da Vocação’, que se assinala na diocese transmontana, propondo a oração pelas vocações.
O prelado anuncia que a Unidade Pastoral da Senhora das Graças, em Bragança, vai promover semanalmente um momento de encontro para “rezar a Palavra na leitura, meditação e contemplação”, nas cinco segundas-feiras da Quaresma.
A mensagem tem data de 23 de fevereiro, evocando os 450 anos da chegada do Beato D. Bartolomeu dos Mártires a Freixo de Espada à Cinta, regressado do Concílio de Trento.
A Quaresma, que este ano se inicia a 5 de março, com a celebração de Quarta-feira de Cinzas, é um período de 40 dias, excetuando os domingos, marcado por apelos ao jejum, partilha e penitência, que serve de preparação para a Páscoa, a principal festa do calendário cristão.
“Este tempo favorável de memória do Batismo e de penitência alegre no caminho para a Páscoa, pode designar-se: O sacramento da Quaresma”, sublinha D. José Cordeiro.

OC
in:Agência Ecclesia

Sem comentários:

Enviar um comentário