quarta-feira, 14 de junho de 2017

Gabinete de Alzheimer de Mirandela vai às escolas explicar às crianças o que é a demência

O Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a desenvolver um projecto pioneiro junto das escolas da região, para explicar às crianças o que é a demência. A ideia é contrariar a tendência enraizada na sociedade de esconder das crianças o que é a doença, porque muitas vezes são elas que podem ajudar os avós.
Por norma, os netos nunca chegam a conhecer a doença dos avós, porque a família não sabe explicar a mudança de comportamento dos doentes de Alzheimer.

Marisa Fernandes, responsável pelo Gabinete de Alzheimer de Mirandela, entende que é necessário “começar a mudar esta prática”, até porque considera que “as crianças podem ser uma ajuda fundamental neste processo”.

Ora, para tentar contrariar esta tendência enraizada na sociedade, o Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a desenvolver o projecto “a demência explicada às crianças” que está a ser implementado nas escolas dos concelhos de Mirandela e Vila Flor e em breve no concelho de Vimioso. No futuro, pode ser alargado a outros concelhos do distrito.

O Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a funcionar há dois anos e meio, no Centro Cívico, e apoia familiares, cuidadores e doentes que sofrem de demência.

Tem cerca de 50 utentes inscritos, que são atendidos maioritariamente por telefone, devido à escassez de recursos humanos.

Trata-se da primeira valência do género no distrito de Bragança que conta com dois enfermeiros, dois gerontólogos, dois psicólogos e um neurologista, todos em regime de voluntariado.

O Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a desenvolver um projecto pioneiro de ir às escolas explicar às crianças o que é a demência. 

Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)

Sem comentários:

Enviar um comentário