Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 27 de junho de 2017

Reserva da Biosfera da Meseta Ibérica com dois milhões garantidos

São dois milhões de euros de financiamento para preservar, qualificar, promover e garantir a implementação de uma nova dinâmica económica assente nos valores naturais, patrimoniais e culturais das regiões transfronteiriças.
O ZASNET – Agrupamento Europeu de Cooperação Transfronteiriça tem aprovada uma candidatura com uma dotação financeira de dois milhões de euros para proteger, valorizar e promover o património cultural e cultural do território, como suporte de base económica do território que integra a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica. 

A candidatura, agora aprovada, foi submetida ao Eixo Prioritário III- Crescimento Sustentável, através da Cooperação transfronteiriça, pela prevenção de riscos e melhoria da gestão dos recursos naturais. 

Uma das ações mais emblemáticas é a candidatura a Património da Humanidade das Máscaras e Festas de Inverno de toda a zona da fronteira. Aliás, o Governo Espanhol já declarou as Máscaras como Património Cultural e Imaterial do país. Do lado português, esse trabalho também está em curso, a cargo da Secretaria de Estado da Cultura.

Mas o plano de ação traçado prevê também, por exemplo, a criação de uma marca de qualidade turística inovadora, com a certificação BIOSPHERE RESPONSIBLE TOURISM para todo o território integrado no ZASNET, que pode e deve ser usada por entidades públicas e privadas.

Sendo o turismo cada vez mais visto como potencial motor dinamizador da economia, existe, também, a intensão de garantir uma forte interligação entre este setor e, por exemplo, a agricultura e a agropecuária. Nesse sentido, está prevista a criação de uma plataforma logística de produtos agroalimentares com marca de qualidade e a implementação no território do conceito “slow food”, defendendo uma gastronomia saudável e saborosa, procurando ligar o saber do passado, a herança gastronómica do território, com o contemporâneo e o futuro. 

Outro dos aspetos importantes é a formação dos agentes económicos locais, para que sejam capazes de valorizar os seus produtos, trabalhar de forma coordenada, conquistar novos mercados e com isso conseguir maior sustentabilidade e rentabilidade das suas atividades, procurando-se, assim, garantir a fixação de pessoas e até a criação de novos postos de trabalho. Nesta formação está também prevista a interpretação da natureza e do património, por se considerar imprescindível que cada um dos agentes locais saiba falar e valorizar o próprio território.

Para preservar memórias e promover recursos vão também ser criados quatro centros interpretativos do território. Espaços estratégicos que facultam aos visitantes toda a informação necessária para que possam vivenciar o território de forma plena, com toda a informação necessária para que a sua experiência seja mais interessante. A este investimento associa-se um plano de sinalização do território, orientativo e informativo. 

A organização da oferta está patente em cada uma das medidas a implementar, reconhecida que é a necessidade de começar a trabalhar de forma conjunta e devidamente coordenada. Este projeto que, agora, começa a ser implementado deve estar concluído até finais de 2018. 

Recordamos que a Reserva da Biosfera Transfronteiriça Meseta Ibérica engloba 12 municípios do Nordeste Transmontano: Alfândega da Fé, Bragança, Carrazeda de Ansiães, Figueira de Castelo Rodrigo, Freixo de Espada à Cinta, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mirandela, Mogadouro, Vila Flor, Vimioso, Vinhais; 48 municípios da província de Zamora e 27 municípios da província de Salamanca.

Bruno Mateus Filena
in:disriodetrasosmontes.com

Sem comentários:

Enviar um comentário