O Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a desenvolver um projecto pioneiro junto das escolas da região, para explicar às crianças o que é a demência. A ideia é contrariar a tendência enraizada na sociedade de esconder das crianças o que é a doença, porque muitas vezes são elas que podem ajudar os avós.
Por norma, os netos nunca chegam a conhecer a doença dos avós, porque a família não sabe explicar a mudança de comportamento dos doentes de Alzheimer.
Marisa Fernandes, responsável pelo Gabinete de Alzheimer de Mirandela, entende que é necessário “começar a mudar esta prática”, até porque considera que “as crianças podem ser uma ajuda fundamental neste processo”.
Ora, para tentar contrariar esta tendência enraizada na sociedade, o Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a desenvolver o projecto “a demência explicada às crianças” que está a ser implementado nas escolas dos concelhos de Mirandela e Vila Flor e em breve no concelho de Vimioso. No futuro, pode ser alargado a outros concelhos do distrito.
O Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a funcionar há dois anos e meio, no Centro Cívico, e apoia familiares, cuidadores e doentes que sofrem de demência.
Tem cerca de 50 utentes inscritos, que são atendidos maioritariamente por telefone, devido à escassez de recursos humanos.
Trata-se da primeira valência do género no distrito de Bragança que conta com dois enfermeiros, dois gerontólogos, dois psicólogos e um neurologista, todos em regime de voluntariado.
O Gabinete de Alzheimer de Mirandela está a desenvolver um projecto pioneiro de ir às escolas explicar às crianças o que é a demência.
Escrito por Rádio Terra Quente (CIR)
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues, João Cameira e Rui Rendeiro Sousa.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)

Sem comentários:
Enviar um comentário