Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 29 de junho de 2017

Livro sobre a História da aldeia de Frieira apresentado em dia de S. João

Foi um dia especial para Frieira que no passado sábado assistiu na capela de S. João à apresentação do primeiro livro sobre a aldeia.
O livro “História da Aldeia de Frieira” foi escrito por António Rodrigues Mourinho e fala sobre a história social, económica, religiosa, cultural e artística de Frieira. “Há muito tempo que conhecia algumas coisas de Frieira, pelo menos há quase 40 anos, comecei a mexer
e foram aparecendo as coisas, principalmente acerca da igreja.
Fui vendo o que havia aqui dos monumentos, como a igreja e o pelourinho que é símbolo da independência judicial, económica e administrativa”, explicou. O historiador garantiu que a ideia de fazer o livro surgiu do professor Nuno Pires.
Na cerimónia de apresentação do livro, Nuno Pires considerou que se tornou “importante não só manter viva a memória do passado, como também saber como surgiu tudo o que pelos antepassados foi herdado”. ”Como surgiram e para que serviram os nossos monumentos históricos, a nossa igreja, as nossas capelas, o nosso património religioso e cultural, as nossas tradições e como vivem e viveram as nossas gentes. Esse foi o motivo central que nos motivou e que nos levou à impressão do registo escrito devidamente organizado permitindo patentear o que fomos e quais são as nossas raízes”, salientou o professor. Manuel Crisóstomo, presidente da junta de Macedo do Mato considera que este livro é importante não só para aldeia e para a freguesia mas também para o distrito de Bragança. “Tem muito valor a nível cultural e tem coisas muito interessantes da vida da aldeia de Frieira, que é uma aldeia histórica”, realçou. A data da apresentação foi acordada para o dia 24 de Junho porque foi o dia de S. João Batista, padroeiro de Frieira.
“Juntámos o útil ao agradável. Fizemos a apresentação do livro, em seguida fizemos uma missa campal celebrada pelo Pe Moreira na capelinha de S. João no centro da aldeia e depois ainda tivemos um magnífico convívio com 400 pessoas onde aproveitámos a ocasião para oferecer um donativo à Liga Portuguesa Contra o Cancro que a junta de freguesia de Macedo do Mato angariou na feira de Izeda do folar, no valor de 1085 euros”,
explicou o presidente. A data também foi aproveitada para oferecer ao Centro Social Paroquial de Izeda uma cadeira de rodas.

Marta Pereira
in:mdb.pt

2 comentários:

  1. Boa tarde,

    Como posso comprar o livro?

    Obrigado

    Baptista de barros

    ResponderEliminar
  2. Boa tarde Sr. Baptista de Barros

    Para comprar o livro em questão, deverá contactar o email: anunopires@hotmail.com

    Saudações Transmontanas.

    Henrique Martins

    ResponderEliminar