Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 30 de junho de 2017

"Malha Fina Cartonera", Técnica de produção artesanal de livros ensinada em Alfândega da Fé

É já amanhã que o Centro de Interpretação do Território, em Sambade, recebe a oficina Cartonera, ministrada pela editora brasileira Malha Fina. Trata-se de uma oficina onde vai ser ensinada a técnica cartonera. Os participantes vão aprender a produzir um livro artesanal recorrendo a esta técnica.
As editoras cartoneras são uma tendência de editoriais alternativas que utilizam papelão reaproveitado para a publicação. Surgiram em 2003 com a criação de Eloísa Cartonera em Buenos Aires e tem-se assistido à sua expansão progressiva pela América Latina e outros continentes. 

Cada uma delas funciona de forma autónoma e singular, mas as editoras cartoneras caracterizam-se pelo tipo de livro que publicam, por empregar formatos artesanais, por buscar uma relativa independência dos circuitos editoriais convencionais e pela sua vocação expansiva. 

A Malha Fina Cartonera faz parte de Programa de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo (USP). O nome "Malha Fina" vem da lâmina que pretende desnudar outras faces, outros meios. Abre caminho ao novo, à formação e publicação de novos estudantes, novas traduções, revisões, projetos gráficos e etc. Materializa-se da necessidade de mais vida literária no nosso quotidiano, mais projetos formadores e transformadores. 

A convite da escritora Paula Nisa, de Rio Torto (concelho de Valpaços), Tatiana Lima Faria da editora Malha Fina Cartonera vem pela primeira vez a Portugal para editar três obras e fazer quatro oficinas com o selo cartonera. Este poderá ser o primeiro passo para a criação da Cartonera Portugal. 

Este ciclo de oficinas começa no concelho de Alfândega da Fé, no Centro de Interpretação do Território, em Sambade, segue-se Mirandela, Macedo de Cavaleiros e Valpaços. Em Sambade a iniciativa tem início previsto para as 10h00 e prolonga-se até às 17h00.

Ao longo do dia vão ser editados três livros. Para além da edição de um livro de Bernardo Carvalho (brasileiro) e de outro da escritora portuguesa Paula Nisa também vai ser editada uma obra inédita de José Luís Peixoto. Recorde-se que este escritor esteve recentemente em Alfândega da Fé, altura em que regressou ao palco a peça Á Manhã, uma Coprodução da Filandorra- Teatro do Nordeste e Município de Alfândega da Fé).

in:noticiasdonordeste.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário