Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 26 de abril de 2011

Bragança: Cobertura da igreja de Outeiro vai ser intervencionada.

No dia 20 de Abril, teve lugar a consignação das Obras de Conservação da Igreja de Santo Cristo de Outeiro, na sequência do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Bragança e a Direcção Regional de Cultura do Norte, a 15 de Maio de 2009.
O investimento de 112.942, 69 euros, comparticipado em 80 por cento por fundos comunitários, sendo que a restante verba é suportada, em partes iguais, pela Câmara Municipal de Bragança e a Direcção Regional de Cultura do Norte.
As obras, que deverão estar concluídas dentro de 180 dias, prevêem a substituição integral do revestimento cerâmico das coberturas com telha de aba e canudo fixa ao ripado com parafusos, aplicação de membrana subtelha para impermeabilização das coberturas, de ripado sobre as lajes pateal existentes, a substituição de rufos existentes por outros em zinco nº 14 puro nas fachadas exteriores limpeza manual com água as zonas de cantaria, o tratamento e pintura das paredes rebocadas com tinta de silicatos, restauro das portas principal e laterais com substituição de partes degradadas com entalhes de madeira idêntica à existente, reparação das ferragens e reajustamento das madeiras e tratamento e recuperação das janelas e vãos com substituição de partes deterioradas, reparação das ferragens e de vidros.
A Igreja de Santo Cristo de Outeiro, classificada como Monumento Nacional desde 24 de Novembro de 1927, foi construída no século XVII e alterada no século XVIII, sendo representativa de uma arquitectura religiosa seiscentista, barroca. Implantada num adro onde se localiza o Cruzeiro de Outeiro, é composta por três naves, pelo transepto e pela capela-mor, à qual se adossam a sacristia e a casa de arrumações. A fachada principal, orientada a Oeste, é flanqueada por torres sineiras de planta quadrada, divididas por vários registos e com cobertura piramidal revestida a telha. Os alçados laterais, Norte e Sul, são ritmados por pilastras coroadas por pináculos, mostrando galilés de três tramos e coberturas com abóbadas de nervuras. O Portal é decorado e encimado por um óculo de grande dimensão. As capelas laterais são forradas a madeira e decoradas com talha dourada, com motivos rocaille. A Capela-mor é mais baixa que a nave e tem o retábulo principal, com acesso por 2 degraus e ricamente decorado em talha dourada. O tecto da capela apresenta um pintura mural com dourados e as janelas uma pintura decorativa a têmpera.

Sem comentários:

Enviar um comentário