Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 12 de abril de 2011

Mogadouro foi propriedade dos Templários

As origens da vila de Mogadouro remontam à ocupação muçulmana. Recebeu foral em 1272, por D. Afonso III, sendo em 1297 doada por D.Dinis à Ordem dos Templários. Em 1319, e com a extinção dos Templários, passou a ser pertença da Ordem de Cristo, mudando de mãos no século XV, altura em que a família dos Távoras tomou conta da vila.

Monumentos

Castelo de Mogadouro - Restam poucos vestígios desta fortificação. Sabe-se que foi fundado por D. Dinis e doado aos Templários.

Outro património monumental assinalável

- Igreja Matriz

- Igreja do Convento de São Francisco

- Santuário de Nossa Senhora do Caminho

Parque Natural do Douro Internacional

O concelho do Mogadouro encontra-se situado dentro da área de protecção do Parque Natural do Douro Internacional, sendo que a vila é a sede do organismo que gere esta área. É um parque de criação recente, e que representa os esforços conjuntos das populações vizinhas de Portugal e Espanha.
Em Mogadouro foram elaborados projectos credíveis na base do planeamento e prática de gestão urbanística, cujo objectivo final irá resultar no ordenamento e planeamento urbano, advindo daí uma melhor qualidade de vida e melhor qualidade do meio ambiente. E com eles foi possível essa valorização dos espaços urbanos, que se tornaram um dos cartões de visita da vila de Mogadouro, destacando-se a Avenida de Espanha, a Avenida do Sabor, a Zona da Rotunda, a Alameda de Nossa Senhora do Caminho, e as zonas envolventes do Cemitério, do Centro de Saúde e do Mercado Municipal.
Todo o concelho é rico em festividades populares, mas a grande festa da vila ocorre no último domingo de Agosto, incluindo uma procissão até ao Santuário- Festa de Nossa Senhora do Caminho.

Gastronomia

São tradicionais da vila: a posta (vitela assada na brasa), o Folar da Páscoa, os presuntos e os enchidos. São também famosos os queijos de ovelha, a produção de mel e casula.
Talvez seja o prato mais emblemático de Mogadouro, e que marca presença em todos os restaurantes do concelho: ervilhoto guisado. Ervilhoto é o nome que se dá à ervilha de grão. A palavra “ervilha” designa a ervilha de quebrar. Ingredientes: ervilhas; costeletas de lombo de cordeiro; presunto; cebola; azeite; banha, hortelã; alho; colorau ou massa de tomate.

in:viagenstravel.com

Sem comentários:

Enviar um comentário