Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 10 de abril de 2011

Lenha dos Santos - Deilão

Extensa freguesia raiana, Deilão localiza-se na orla ocidental bragançana distando uns 22 quilómetros para noroeste da capital concelhia. Em termos de conexões viárias à referida cidade, é a freguesia servida pelas EN 218 (até Gimonde) e 308. O seu território paroquial confronta com a vizinha Espanha pelos flancos oriental e nordestino. Delineando esta linha fronteiriça, a nascente e ao longo de alguns quilómetros, estende-se o pequeno Rio Maças (com seu curso orientado de norte para sul).
Abrangendo extensa área montanhosa, com altitudes médias acima dos 600 metros (e máxima de 958, mesmo junto ao povoado principal), a freguesia integra o perímetro do Parque Natural de Montesinho, registando belíssimos trechos de paisagem natural e uma riqueza patrimonial assinalável aos níveis arqueológicos e etnográfico. Residem ali actualmente cerca de 260 pessoas, distribuídas por três aglomerados populacionais: Deilão, Vila Meã e Petisqueira.

Sem comentários:

Enviar um comentário