Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 6 de janeiro de 2012

Simulacro nas obras da Escola Emídio Garcia


A capacidade de resposta dos Bombeiros de Bragança foi posta à prova, ontem, nas obras que estão a decorrer na Escola Emídio Garcia, em Bragança. Os soldados da paz foram chamados para um acidente de construção civil simulado para testar o plano de segurança implementado pela empresa responsável pela segurança na obra.  
O segundo comandante, Carlos Martins, faz um balanço positivo desta operação de socorro e realça que os bombeiros socorreram os dois feridos na obra em, apenas, vinte minutos.“O simulacro foi feito com o objectivo de pôr em prática o plano de emergência da obra, foi conseguido, acompanhamos os procedimentos dos trabalhadores, de quem dá o alerta e de quem toma as precauções desde o início. Foi conseguido. Evacuamos duas vítimas no espaço de 20 minutos. 
O que foi simulado foi uma queda de uma estrutura em que uma das vítimas ficou encarcerada dentro da estrutura”, explica o segundo comandante.Carlos Martins realça que é importante realizar este tipo de testes para que os bombeiros conheçam melhor os locais e possam dar uma resposta mais rápida e eficaz no caso de acontecer um acidente real.“Há alguma dificuldade no acesso, mas não é culpa da obra, é a via que não é muito larga. Mas eles estão bem estruturados, desde a sinalização, há sempre alguém responsável a acompanhar-nos e a indicar-nos o local, e estão bem organizados para chagarmos às vítimas o mais rápido possível. 
Este tipo de simulacros leva-nos a conhecer melhor os locais e o funcionamento destas empresas e ao conhecer o local conseguimos fazer um socorro muito mais rápido e eficaz”, realça Carlos Martins.
As obras de remodelação do antigo Liceu decorrem a bom ritmo e segundo Carlos Martins os Bombeiros de Bragança ainda não foram chamados a intervir em nenhum acidente de trabalho naquela obra.


Escrito por Brigantia
in:brigantia.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário