O presidente da Câmara de Mirandela, António Branco, defendeu hoje que a fusão das empresas de água e saneamento do Norte do país "já devia ter acontecido há mais tempo".
Para o autarca social-democrata, a proposta que está a ser analisada pelos municípios "é fundamental para haver uma harmonização e redução da tarifa da água".
Para António Branco, a criação da Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro, empresa da qual o seu município faz parte, "foi má ideia e desde o início (da criação dos sistemas multimunicipais) que devia ter sido criada um empresa para toda a região Norte".
A fusão das quatro empresas existentes atualmente, detidas maioritariamente pela Águas de Portugal e o restante capital repartido com os municípios aderentes, pode "tirar alguma pressão às câmaras", na opinião do autarca transmontano.
Segundo disse, a proposta em estudo para a tarifa da água, com uma eventual fusão, aponta para preços entre os 45 e os 55 cêntimos o metro cúbico", valores "aceitáveis" para o presidente da Câmara de Mirandela.
Estes preços significariam a redução em quase um terço da atual tarifa, superior a 70 cêntimos, paga pelos municípios transmontanos à Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro.
A proposta reúne o consenso dos autarcas transmontanos, que já se manifestaram favoráveis à fusão "o mais rapidamente possível", numa assembleia-geral da empresa Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro realizada a 15 de março, em Vila Real.
As sociedades que o Governo pretende fundir, passando a ter uma gestão única, são a Águas Douro e Paiva, a Águas do Noroeste, a Águas de Trás-os-Montes e Alto Douro e a Simdouro.
HFI (PLI/AMP)
Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário