Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de abril de 2012

Freguesia de Cobro

Cobro é uma pequena freguesia da parte sul do concelho de Mirandela. A onze quilómetros da sede do concelho, está situada num vale. Nas Inquirições de 1258, ordenadas por D. Afonso III, aparece designada por Colubro.
A Casa do Infantado foi donatária de Cobro. O vigário era apresentado pelas freiras de Santa Clara de Vila do Conde. A Ordem do Hospital possuía aqui diversas propriedades. Em termos administrativos, pertenceu ao concelho de Lamas de Orelhão até 31 de Dezembro de 1853, data em que foi extinto. A partir dessa data, foi integrada em Mirandela.
A Igreja Paroquial de S. Sebastião é o mais importante bem patrimonial de Cobro. É um templo de grandes dimensões, com destaque para as suas cantarias. A porta principal é sobrepujada por frontão triangular e por um relógio de feitura e colocação recentes. No seu exterior, a igreja é rodeado por um magnífico arvoredo (sobreiros).
A ordenação heráldica da freguesia, publicado em «Diário da República» de 18 dee Julho de 2000, é a seguinte: «Brasão: escudo de prata, pano de muralha ameiado de negro, lavrado do campo, entre uma cruz tripla de azul, em chefe e uma oliveira arrancada e folhada de verde e frutada de negro, em campanha. Coroa mural de prata de três torres. Listel branco, com a legenda a negro: "COBRO - MIRANDELA". Bandeira: azul. Cordão e borlas de prata e azul. Haste e lança de ouro.»
Área: 123,7 ha
População: Cerca de 300 habitantes
Património cultural edificado: Igreja Matriz em Cobro, Capela de Stª Bárbara no Cobro, Capela Nossa Senhora de Fátima na Rua Principal do Rego de Vide, Capela Nossa Senhora da Conceição no cimo da Aldeia de Rego de Vide, Casa Mortuária ao fundo da Aldeia de Rego de Vide, Nicho do Sagrado Coração de Jesus no Largo do mesmo nome em Rego de Vide, Nicho de Stº António na Rua Principal em Rego de Vide, Três Fontes de Mergulho uma no Cobro, outra no cimo da Aldeia de Rego de Vide e outra, Fonte do Areal também em Rego de Vide, Edifício da Junta, Escola Primária (desactivada), Tanques de Bebedouros de Animais um no centro da Aldeia de Cobro, outro no Fundo da Aldeia de Rego de Vide e outro no cimo da Aldeia de Rego de Vide
Património Paisagístico: Largo da Igreja, Zona de Caça de Beira Tua
Festas e Romarias: Festas em honra de Stª Bárbara em Setembro, em honra de S. Sebastião o Padroeiro, com procissão a 20 de Janeiro
Locais de lazer: Campo de Futebol de Onze com Balneários
Espaços lúdicos: Internet no Edifício da Junta
Orago: S. Sebastião
Principais actividades económicas: Agricultura, Olivicultura, Vinicultura, Cortiça, Comércio (Cafés)
Colectividades: Associação Cultural e Recreativa de Rego de Vide

in:retratoserecantos.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário