É oficial.Já está criado o novo agrupamento de escolas de Bragança sob a direcção da Escola Secundária Miguel Torga.
A Direcção Regional de Educação do Norte já comunicou à escola a aprovação das alterações que já tinham sido decididas numa reunião a 19 de Abril.
Na sequência do processo de reordenamento da rede escolar do concelho de Bragança, que vai entrar em vigor no próximo ano lectivo, a tipologia da Escola Secundária Miguel Torga foi alterada, oferecendo agora todos os níveis de ensino.“É um território educativo constituído por agrupamento vertical Miguel Torga que é constituído de raiz, sem agregação de escolas”, refere o presidente da direcção da Escola Básica e Secundária Miguel Torga, acrescentando que “a escola Miguel Torga já oferecia o terceiro ciclo e secundário. Passamos a oferecer o segundo ciclo e junta-se agora o Centro Escolar de Santa Maria, a Escola Básica de Quintanilha e o Jardim de Infância de Gimonde”.José Carrapatoso explica ainda que vai ficar responsável pela gestão de todos estes estabelecimentos de ensino.“Como no nosso caso não há agregação, mas sim a constituição de um agrupamento de raiz, ficará apenas uma gestão”, afirma.
“A gestão só seria alterada se houvesse junção de escolas com direcções diferentes. O que não é o caso”, realça.
O responsável salienta que um dos maiores desafios que tem pela frente é a manutenção em funcionamento das escolas situadas no meio rural.“Vai ser um processo em que a escola, juntamente com a autarquia, vai fazer de tudo para que os alunos sejam o melhor servidos”, refere. “Estamos fortemente apostados em criar um agrupamento de raiz que funcione bem de maneira a dar as melhores condições para que a criação deste agrupamento vertical seja uma aposta ganha”, acrescenta.
Nos próximos dias, José Carrapatoso vai reunir com a direcção das escolas agrupadas para delinear estratégias conjuntas para o novo agrupamento.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário