Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Bragança: Populações de Palaçoulo e Argozelo exigem a manutenção das escolas do primeiro ciclo

As populações de Palaçoulo e Argozelo, no distrito de Bragança, exigem a manutenção das escolas do primeiro ciclo e têm em andamento manifestações e abaixo-assinados.
Um dos alertas chega da população de Palaçoulo (Miranda do Douro), que adverte que vai entregar na Assembleia da República um abaixo-assinado, com mais de 4.300 assinaturas, para exigir a permanência da escola do primeiro ciclo na localidade.
"A escola é um equipamento fundamental para uma aldeia que tem indústria e postos de trabalho.
Por estes motivos, achamos que o equipamento terá de ficar em Palaçoulo, de forma definitiva, e não andar a adiar o problema ano após ano", disse hoje à agência Lusa o presidente da Junta de Freguesia, Manuel Gonçalves.
Segundo o autarca, o encerramento definitivo da escola tem estado "suspenso" e esta apenas se encontra aberta devido a "um bom entendimento" com a Câmara e a Direção Regional de Educação do Norte (DREN).
"Para já, há garantias de que a escola não fechará no próximo ano letivo. Porém, o que pretendemos é que a escola se mantenha e não queremos andar aqui a adiar um problema que atinge não só Palaçoulo, como outras aldeias vizinhas", acrescentou.
"Não podemos estar ano a ano num regime de abre e fecha. Já que, atendendo à crise que se vive na vizinha Espanha, há emigrantes que vão regressar à terra e vão trazer os seus filhos para a escola de Palaçoulo ", frisou Manuel Gonçalves.
O presidente da freguesia de Palaçoulo defende também ser preciso criar outras bases, como um circuito de transportes públicos.
"É possível ultrapassar o número mínimo para manter a escola aberta e que é de 21 alunos. Para o efeito, já abrimos inclusive um refeitório", disse o autarca de freguesia.
Também no concelho de Vimioso, a população de Argozelo saiu à rua, no domingo, para exigir a manutenção da escola local.
"Sem crianças, morre a vila e nós termos de ir embora e contribuir para o despovoamento de Argozelo", defendem os pais.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Argozelo, Francisco Lopes, garante que há condições para a" manutenção do estabelecimento de ensino, por que há gente a regressar à terra".
Atualmente, em Argozelo, 28 crianças frequentam o ensino pré-primário e o primeiro ciclo.

FYP.
Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário