Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
segunda-feira, 9 de julho de 2012
Duas Igrejas recria segada à moda antiga
A aldeia de Duas Igrejas, em Miranda do Douro, recriou as tradições da segada.
Uma iniciativa da Associação Aldeia, que reavivou memórias e juntou duas dezenas de pessoas, desde o trabalho no campo até à confecção do pão à moda antiga. A segada tradicional é um exemplo do comunitarismo que ainda se vive no mundo rural.Ainda o dia não tinha despertado e já homens e mulheres seguiam para o campo onde os esperava um dia de trabalho árduo debaixo de um sol abrasador.
As cantigas não faltaram e a merenda também não. Este era o cenário das segadas e que no sábado foi recriado em Duas Igrejas.
Ana Gouveia, técnica da Associação Aldeia conta que esta “é uma tradição que se está a perder, e além disso em Duas Igrejas as pessoas mostravam muita vontade de trazer pessoas de fora que aprendam”.Eduardo Pires revela que “a fouce era o artefacto usado para segar e que foi com o tempo substituída por máquinas” que poupam tempo e trabalho ao agricultor.
A iniciativa destinou-se ainda aos que não conhecem a tradição da segada. Lourenço Rosa diz que “é importante saber um pouco mais e passar um fim-de-semana diferente”.
A Segada Tradicional começou com o Mata-Bicho, seguiu-se a segada e o dia terminou ao final da tarde com o amassar do pão.
Escrito por Brigantia
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário