Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

IX Bienal de pintura do Eixo Atlântico - Pintores de Bragança participam pela primeira vez

O distrito de Bragança está representado pela primeira vez na Bienal de pintura do Eixo Atlântico, cuja exposição itinerante chegou na semana passada à capital de distrito.
O distrito de Bragança está representado pela primeira vez na Bienal de pintura do Eixo Atlântico, cuja exposição itinerante chegou na semana passada à capital de distrito.

O holandês Gerit Hein de Visser, radicado em Landedo, em Vinhais, há cinco anos, recebeu uma menção honrosa do júri por um trabalho seringado em acrílico. “É a reprodução de um texto alemão em braille [n.d.r.: linguagem para cegos].
Sei o que quer dizer, mas não digo, tens de estudar”, brincava o pintor, durante a cerimónia de abertura da exposição, sexta-feira, no Centro Cultural Adriano Moreira. “É a primeira vez que participo e gosto, sobretudo da combinação das obras dos restantes autores”, dizia. Gert de Visser já tem mais de 175 obras e já expôs em diversos museus europeus, sobretudo em Berlim e Dresden, na Alemanha.
Mas também em Bragança já teve o seu trabalho patente no Centro Cultural. António Santos, professor do Instituto Politécnico de Bragança, foi o outro autor radicado na região escolhido pelo júri para integrar esta exposição, que desde o ano passado percorre as 37 cidades do Eixo Atlântico, portuguesas e espanholas.
Antes de chegar a Bragança, a exposição esteve em Mirandela e, em Agosto, segue para Vila Real. Para o presidente da câmara de Bragança, Jorge Nunes, a presença, pela primeira vez, de autores cuja obra se identifica com o distrito, é “um sinal positivo”.
“Temos divulgado este prémio pelos pintores da região e isto é sinal de incentivo”, frisou. A exposição inclui a obra vencedora do prémio Eixo Atlântico, que atribui seis mil euros em diversas categorias.

Por: António Gonçalves Rodrigues
in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário