Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de julho de 2012

Montalegre - Sexta-Feira 13 vai trazer feitiços, magia e esconjuros

Malabarismo, percussão, pirotecnia, música e os esconjuros com a «bebida mágica» do Padre Fontes são algumas das atracções do programa da sexta-feira 13 do mês de Julho. Em Montalegre, a noite vai ser sombria com magia e feitiços em todos os recantos da vila transmontana.
Nas terras de Barroso, Montalegre comemora a preceito todas as sextas-feiras 13 do ano, dias aziagos para os mais supersticiosos. Em Julho de 2012 há uma sexta-feira 13 (a terceira deste ano) e a vila transmontana já se prepara para receber bruxas e figuras diabólicas que prometem espalhar o terror pelas ruas.
O programa de Julho faz-se com um espectáculo nocturno intitulado «Forças do Ar». Segundo a organização, «este espectáculo, entre outros motivos, engloba números de malabarismo, percussão, pirotecnia e música. Ao todo, mais de meia centena de actores vão protagonizar encenações que agoiram surpreender».
Neste dia dos azares, o Padre Fontes sobe ao palco para esconjurar a bebida mágica – queimada.
Também os restaurantes «vestem» as ementas a rigor e os pratos saem «embruxados». Nas ruas há desfile de bruxas e demónios e decorre também uma feira do esconjuro.
A superstição associada à sexta-feira 13 de qualquer mês é relatada há muito. As razões são várias mas podem estar ligadas à morte de Cristo, num dia 13, e também à última Ceia, momento em que se sentaram à mesa Jesus Cristo e 12 apóstolos.
Pode ainda ligar-se este dia a duas lendas da mitologia nórdica. A primeira fala de um banquete com 12 deuses convidados onde apareceu, sem ser convidado, o espírito do mal e da discórdia, Loki. Houve discussão e morreu Balder, o favorito dos deuses.
A segunda lenda, conta que a deusa do amor e da beleza era Friga que se transformou em bruxa quando as tribos nórdicas e alemãs se converteram ao cristianismo. Para se vingar, Friga passou a reunir-se todas as sextas-feiras com outras 11 bruxas e o Diabo. Juntos, os 13, rogavam pragas aos humanos.

Sem comentários:

Enviar um comentário