Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 19 de julho de 2012

Votos, romagens e romarias, clamores e procissões, milagres.


Foto: Jorge Delfim
in:cantinhodojorge.blogspot.pt
CONCELHO DE CARRAZEDA DE ANCIÃES
ANCIÃES
Capela de S. Frutuoso • Tem uma relíquia milagrosa do mesmo Santo a que acode muita gente e crias de todas as qualidades que sendo mordidas pelos cães danados, são curadas por mercê de Deus. Capela de Santa Eufémia • 16 de Setembro • Acode a ela romagem nos vários dias do ano principalmente no dia 16 de Setembro. Igreja Matriz (S. Brás) •
Tem uma relíquia de S. Brás que é milagrosa para as dores de garganta.
BELVER: Capela do Santo Cristo da Agonia e de Nossa Senhora do Amparo. Milagres: «Estão estas imagens esculpidas em uma cruz de pedra uma imagem de uma parte e a outra da outra cujas imagens há tempo imemoriável estão sitas naquele lugar e ali estavam a rigor do tempo, porém há uns poucos de anos alguns fiéis oprimidos com suas enfermidades recorrendo e implorando o seu patrocínio experimentavam melhoras como se verifica dos milagres que nela estão e das esmolas que tem concorrido e concorrem com cujo produto se tem dado fim à dita capela e se vai continuando na perfeição dela».
CARRAZEDO DE ANCIÃES: Capela de Santo Ovídio • 9 de Janeiro • No dia do dito santo em que a tradição antiga se lhes faz a sua festa aos nove dias do mês de Janeiro, concorre gente bastante e está fora do lugar desta freguesia meio quarto de légua.
LINHARES: Capela de Nossa Senhora da Paixão • No Verão • A esta vão algumas pessoas de romagem principalmente no tempo do Verão.
PARAMBOS: Capela de Nossa Senhora da Guia • 29 de Junho • Há neste lugar uma feira em dia de S. Pedro, vinte e nove de Junho, que se faz ao pé da mesma capela de Nossa Senhora da Guia, acima dita, e nela pagam os feirantes uma imposição a que chamam siza e é somente feira de mercearia e mantimentos.
PINHAL DE ANCIÃES: Capela do S. Tomé. Milagres: Santo Tomé que faz muitos milagres, principalmente advogado contra mortandade de maranchos.
POMBAL: Capela de S. Domingos • Dia do Santo • «Vai a gente desta freguesia e de algumas mais no dia do glorioso patriarca S. Domingos aonde se lhe canta a sua missa e na mesma é costume cantarem a ladainha segunda das de Maio aonde na mesma ocasião vem muitas pessoas. Fora dos seus dias em alguns dos do ano vão alguns devotos satisfazer as promessas ou votos que lhe fazem para se verem livres da moléstia das sesões».
SEIXO DE ANCIÃES: Capela da Senhora da Costa • 25 de Março • Vai a gente desta aonde se vai cantar missa. Capela da Nossa Senhora da Ribeira • Todo o tempo • «É frequentada essa Senhora há nove meses a esta parte com grande número de gente pelas grandes virtudes de uma água que apareceu em dia do Apóstolo Santiago, como se dirá em seu lugar, as quais virtudes se atribuem à mesma Senhora. Apareceu a dita água em dia do Apóstolo Santiago no ano de mil e setecentos e cinquenta e sete, distante da capela da Senhora da Ribeira dois tiros de bala para a parte do Poente. Anualmente se vai com ladainha dos lugares de Seixo e Beira Grande e com cruz levantada à dita capela no primeiro dia da Oitava da Páscoa da Ressurreição por costume que é antiquíssimo. E se costuma no dito dia celebrar a sua festa com missa cantada e sermão. E em todos os dias do Advento e Quaresma se vai lá dizer missa em louvor da mesma Senhora. Tem esta Senhora uma barca, que se intitula da Senhora da Ribeira, que navega no rio Douro, a qual rende parta a mesma Senhora e pertence a esta freguesia do Seixo».


Memórias Paroquiais 1758

Sem comentários:

Enviar um comentário