Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Providência cautelar para impedir extinção de freguesias

A Câmara de Freixo de Espada-à-Cinta e a Junta de Fornos vão interpor uma providência cautelar para tentar impedir a extinção desta freguesia.
De acordo com a lei da reorganização administrativa do território, Fornos será extinta e anexada a Lagoaça.
A situação que está a indignar a população de Fornos e o autarca local, que apesar de não querer falar sobre o assunto, não esconde a sua revolta.
O vice-presidente da Câmara de Freixo, Pedro Mora, está solidário com a população, e diz mesmo que a reforma administrativa é um passo para acabar com o mundo rural. “As populações já perderam tudo e tinham o presidente da junta e pouco mais. Esta lei devia estar a atenta a particularidades de que uma coisa são freguesias de grandes centros populacionais e outras são de meios rurais, como é o caso de Freixo de Espada-à-Cinta”, explicou.
Os habitantes de Fornos estão contra a extinção da freguesia, mas alguns já se resignaram à ideia de virem a pertencer a Lagoaça. Foi o caso de Abílio Silva, que diz que “havia muitas pessoas para haver freguesia”. “Se eles mandam, a gente tem de cumprir”, lamentou.
A freguesia de Mazouco também deverá interpor uma providência Cautelar para impedir a extinção e a sua anexação a Freixo.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário