Depois de alguns contratempos que resultaram num significativo atraso da obra, foi finalmente retomada a construção do Museu da Oliveira e do Azeite de Mirandela com previsão de conclusão em dezembro de 2013, refere o site da autarquia.
O Museu da Oliveira e do Azeite localiza-se na Travessa Afonso III, no local onde funcionou a Moagem Mirandelense, ocupando cerca de 670 m² de área bruta distribuídos por dois pisos e uma pequena cave. No projeto houve a preocupação de preservar tanto quanto possível as características da antiga unidade fabril conciliando-as com as necessidades expositivas do Museu .
Além de espaços dedicados à exposição de artefactos relacionados com a oliveira e o azeite, o Museu contempla ainda um espaço receção, uma cafetaria/esplanada, gabinetes administrativos, salas temáticas e um pequeno auditório.
De acordo com Manuel Graça Dias e Egas José Vieira, arquitetos autores do projeto, para a construção do Museu da Oliveira e do Azeite “ recorreu-se a materiais de um modo geral simples e correntes, procurando, antes de mais, fazer vibrar o novo edifício a partir da plasticidade detectada na quase ruína que nos serviu de ponto de partida, recusando um “luxo” ou uma “sofisticação” desajustados e pouco eficazes como pano de fundo à dinâmica e informalidade que se pretende vir a imprimir a este novo lugar de Mirandela”.
in:noticiasdonordeste.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário