Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 28 de fevereiro de 2014

Concurso da Tabafeia e da Bola Doce Mirandesa revela-se um sucesso

Piedade Rodrigues foi a grande vencedora do I Concurso da Tabafeia.
Recordo que este concurso tinha como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da tabafeia, sensibilizando a população para a valorização dos recursos e produtos locais. A Tabafeia é um enchido fumado, de carne de aves e porco, pão regional de trigo, azeite, condimentada com sal, alho, colorau ou pimenta e salsa. A pasta final assim obtida é introduzida em tripa delgada de porco ou vaca, a qual é sujeita ao processo de secagem e fumagem pelo período mínimo de 7 dias.
Das dez tabafeias a concurso, o júri decidiu que a de Piedade Rodrigues era a que melhor respondia aos critérios e avaliação.
“Estou muito contente por ter ganho este concurso. Depois do concurso as minha tabafeias esgotaram logo. As pessoas queriam provar”, refere Piedade Rodrigues.
No que respeita ao concurso a Bola Doce Mirandesa, Vitor Ferreira levou o primeiro Prémio para casa.
A concurso estiveram 11 expositores. O júri teve a árdua tarefa de avaliar e decidir quem melhor produzia este doce tipicamente mirandês.
Importante salientar, que este concurso teve como objetivo promover e divulgar a produção e consumo da Bola Doce Mirandesa, preservando os usos e costumes tradicionais. Sendo um doce genuíno e um dos ícones gastronómicos do concelho de Miranda do Douro, a Bola Doce mantem a sua autenticidade ao longo do tempo. 
É um bolo doce, maravilhosamente envolvente com sabor intenso a canela. A massa, semelhante à do folar, mas mais fina, é intercalada com camadas de açúcar e canela e o recheio também é feito em camadas. O aspeto exterior da bola doce é característico é único, e internamente, descobre-se uma massa surpreendentemente fofa é húmida devido ao recheio.
Estas foram duas iniciativas levadas a cabo pela Câmara Municipal de Miranda do Douro e a Sabores de Miranda – Associação de Produtores Gastronómicos das Terras de Miranda, inseridas no Festival de Sabores Mirandeses que decorreu em Miranda do Douro.

in:cm-mdouro.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário