Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Plantação de castanheiros em franco crescimento

Desde 2007 já foram investidos mais de três milhões de euros na plantação de castanheiros na Terra Fria Transmontana no âmbito do PRODER. 
A aposta na produção de castanha tem sido cada vez maior.Os agricultores acreditam que o sector tem um grande potencial.A época de plantação está a decorrer e a procura é tanta que os viveiros já não têm capacidade de resposta, assegura Carlos Ramos, gerente da SERVIRURI, uma empresa de viveiros de árvores.
O sector depara-se agora com uma nova doença: a vespa do castanheiro. Surgiu em Itália, onde a produção foi fortemente afectada, e já se verifica em França e Espanha.
O presidente da direcção da ARBOREA, Eduardo Roxo, aconselha os agricultores a fazer uma avaliação “do terreno e como se pode melhorar o solo, pois só assim poderemos ter um castanheiro saudável que se for atacado pela doença terá maior capacidade de resistência”. Ainda assim, os incentivos à plantação são crescentes. 
O presidente da REFCAST, José Gomes Laranjo, defende que é preciso produzir ainda mais.
Este é o tema que vai estar em debate hoje às 10 horas na Rádio Brigantia, no regresso à antena do programa Estado da Região.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário