domingo, 22 de junho de 2014

Galandum Galundaiana, a excelência da tradição moderna

Os Galandum Galundaiana são um grupo de música tradicional, criado com o objectivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das terras de Miranda do Douro.
Um dos elementos concedeu uma grande entrevista à Jornalista Lídia Martins durante o programa, Manhã Informativa.
Connosco esteve Paulo Meirinhos, que à semelhança dos outros três elementos é multi-instrumentista, além de ser voz, toca bombo, rabel, gaita de fole galega, realejo, garrafa, gaita de fole mirandesa, castanholas, pandeireta, pandeiro mirandês e triângulo.
Se não teve oportunidade de ouvir, ouça agora e não fique de fora de todas as novidades que estão a ser desenhadas pelo quarteto musical, quem tem um novo single “Nós tenemos muitos nabos” e que está já a preparar um novo disco que sairá no final deste ano.
Para além da edição de três discos e um DVD ao vivo, são também responsáveis pelo renascer do interesse pela música tradicional e padronização da gaita-de-foles mirandesa.
Ao longo dos últimos anos, começaram a construir instrumentos musicais de raiz tradicional e atualmente grande parte dos instrumentos usados nos concerto são da sua autoria.
 Em 2010 para além da atribuição do Prémio Megafone, o álbum Senhor Galandum foi reconhecido como um dos dez melhores álbuns nacionais.
 Muito mais do que embaixador musical e cultural da Terra de Miranda, Galandum Galundaina é, a expressão da excelência daquilo que de melhor se faz, no quadro da estética folk, em termos de reproposta das raízes musicais da identidade mirandesa.
 Do roteiro do grupo fazem parte alguns dos mais importantes festivais de música tradicional/”world music” em Portugal, Espanha, França, Itália, Bélgica, Alemanha, Cuba, Cabo Verde, Brasil, México e Malásia.

Informação ONDA LIVRE 

Próximos concertos:

27 de Junho: Festival Sete Sóis Sete Luas Ceuta, Espanha

11 de Julho: Sebastianas 2014 Freamunde

12 de Julho: Castro Galaico – Festival de Nogueiró Música e Tradição, Nogueiró, Braga

 24 de Julho: FMM Sines Sines

26 de Julho: Festival Sete Sóis Sete Luas Frontignan, França

 1 de Agosto: Festival Interceltico de Sendim Sendim, Miranda do Douro

 2 de Agosto: FlaviaeFest 2014, Chaves

14 de Agosto: BONS SONS Cem Soldos, Tomar

Sem comentários:

Enviar um comentário