Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Escola de Caravela recebe alunos de música

A antiga escola primária de Caravela, no concelho de Bragança, encerrou com a reorganização da rede escolar, mas agora volta a receber alunos. São crianças e adultos que estão a aprender instrumentos tradicionais na recém- criada Escola de Música Tradicional da Lombada.
O projecto é da União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, que deu assim uma nova utilidade a um edifício encerrado há já alguns anos. Lá dentro, o antigo quadro de lousa é preenchido com notas musicais, que orientam os cerca de 30 alunos, dos oito aos 62 anos de idade. 
Para além do ensino da música tradicional, o presidente da União das Freguesias de S. Julião de Palácios e Deilão, Altino Pires, assegura que este projecto também tem em vista a criação de um grupo com elementos de várias aldeias. “A gaita-de-foles e percussão, que acompanha a gaita-de-foles é um instrumento típico da Alta Lombada e tinha-se estado a perder um bocado no tempo e nós quisemos não deixar que isso se perdesse. Isto também porque nos era solicitado muitas das vezes se conseguiríamos arranjar um grupo de gaiteiros para nos representar. Então a nossa ideia é nós tentarmos formar um grupo que represente a Alta Lombada e também a cidade de Bragança”, salienta o autarca. 
A reportagem sobre a Escola de Música Tradicional da Lombada para ouvir na Brigantia nas notícias das cinco da tarde e para ler na edição desta semana do Jornal Nordeste, amanhã nas bancas. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário