Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

Presidente da Liga dos bombeiros defende nova lei de financiamento para os soldados da paz

Jaime Marta Soares defende uma nova lei de financiamento para os bombeiros. 
O presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses, que se recandidata ao cargo, passou esta sexta-feira à noite por Macedo de Cavaleiros, onde reuniu com os representantes das corporações do distrito de Bragança. 
Neste encontro, Marta Soares adiantou que a Liga já está em negociações com o Governo, no sentido de se alterar a lei de financiamento, que considera desajustada para os serviços prestados pelos soldados da paz. “Temos uma Lei que está desajustada, está desactualizada e já dissemos que não serve que queremos que seja alterada. Por isso, nós estamos a negociar com o Governo, através de um grupo de trabalho que já está criado, para uma nova lei de financiamento dos corpos de bombeiros, que permita a sua sustentabilidade financeira”, alerta Marta Soares. 
Os atrasos no pagamento do transporte de doentes também preocupam o presidente da Liga. Marta Soares defende que o Ministério da Saúde deve começar a pagar juros aos bombeiros sempre que os pagamentos ultrapassem os 30 dias. “O Ministério da Saúde tem uma dívida para com os bombeiros portugueses de mais de 20 milhões de euros. Ora isso não pode continuar, nós temos que contratualizar com o Ministério da Administração Interna e com o Ministério da Saúde que a partir do 31.º dia em que é apresentada a factura comece a vencer juros para quando demoram esses pagamentos”, realça o presidente da Liga. 
Com a época de incêndios à porta, o presidente da Liga mostra-se preocupado, até porque há corporações que não vão receber os equipamentos atempadamente, devido aos atrasos nos processos de aquisição do material por parte das comunidades intermunicipais. “Há um descuido grave que não podemos deixar passar em claro, que foi as comunidades intermunicipais não terem correspondido àquilo que em Março do ano passado lhes foi incumbido, que era lançar concursos para em Maio estarem entregues e neste momento praticamente ninguém tem”, sublinha Marta Soares. 
Jaime Marta Soares actual presidente da Liga dos Bombeiros Portugueses recandidata-se para um segundo mandato. O cargo vai ainda ser disputado por Joaquim Marinho, presidente da Federação dos Bombeiros do Distrito de Viseu, que saiu derrotado das últimas eleições. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário