Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 23 de junho de 2014

UNESCO de olhos postos no Geoparque Terras de Cavaleiros

Os técnicos da Rede Europeia sob os auspícios da UNESCO estão a realizar uma visita de dois dias ao território Terras de Cavaleiros que aspira integrar a Rede Mundial de Geoparques.
Sob um olhar pormenorizado e minucioso sobre o território, a vinda dos auditores de nacionalidade chinesa e italiana, tem como propósito a elaboração de um relatório, para, à posteriori ser conhecido o veredicto final, no âmbito da candidatura para vir a integrar a Rede Europeia e Mundial de Geoparques e que será conhecida em Setembro.
O presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros, Duarte Moreno está convicto de que o território possui singularidades capazes de seduzir os membros da UNESCO.
Os dois membros são convidados a saborear, a degustar e a vislumbrar toda a tradição, cultura, gastronomia e riqueza natural do Terras de Cavaleiros.
Todavia, não emitem considerações sobre o que vão vendo, deixando para setembro a revelação das mesmas.
No primeiro dia, o roteiro teve como pano de fundo, a de Santa Combinha, pelas praias do Azibo, Ecopark, o Museu de Salselas e Casa do Careto de Podence, cuja tradição dos chocalhos é aspirante a Património Mundial da Humanidade.
No segundo dia passarão pelo Geossítio Gnaisses de Lagoa, Convento de Balsamão onde ficarão a conhecer o Geossítio Poço dos Paus e por fim uma visita ao Agrupamento de Escolas.
Recordo que a candidatura foi submetida o ano passado e o município de Macedo de Cavaleiros conhecerá respostas no mês de Setembro, no Canadá.
Refira-se que o território que a autarquia de Macedo de Cavaleiros ambiciona ver classificado como Geoparque Terras de Cavaleiros tem quase 700 quilómetros quadrados e guarda um “singular património geológico que dá a oportunidade de percorrer milhões de anos na história da Terra” e tem despertado o interesse de geólogos de todo o mundo.
Em Portugal há atualmente três Geoparques reconhecidos pela UNESCO, o Geopark Naturtejo da Meseta Meridional, o Arouca Geopark e o  Geopark Açores.

in:ondalivrefm.net

Sem comentários:

Enviar um comentário