Numa altura em que os termómetros anunciam temperaturas elevadas, a Unidade Móvel de Saúde de Alfândega da Fé faz-se à estrada para sensibilizar, informar e alertar a população para os riscos da exposição ao calor.
A equipa que constitui este serviço - enfermeira e dietista – está nas aldeias do concelho num contacto direto com a população, principalmente com os grupos mais vulneráveis (idosos e crianças). Uma ação que ganha ainda mais relevância se se pensar que no concelho de Alfândega cerca de 33% da população tem 65 ou mais anos.
Esta iniciativa é entendida como uma forma de prevenir situações de risco, informando sobre os comportamentos a adotar, alertando para os perigos do calor e incutindo hábitos que permitam prevenir os efeitos nocivos do sol, como seja o uso de protetor solar, que está a ser distribuído gratuitamente na forma de pequenas amostras.
Esta ação de sensibilização e prevenção aparece em complementaridade com a atividade normal da Unidade Móvel de Saúde de Alfândega da Fé. Ao longo de todo o ano, diariamente, este serviço percorre as freguesias do concelho prestando cuidados e ensinamentos à população, evitando muitas das vezes a deslocação dos habitantes à sede do concelho e permitindo um maior e melhor controlo da saúde da população.
Este foi um dos principais motivos que levou a Câmara Municipal a apostar num serviço deste género. Um equipamento gerido em cooperação com outros parceiros sociais como a Liga de Amigos do Centro de Saúde, Juntas de Freguesia do concelho, Centro de Saúde e Santa Casa da Misericórdia de Alfândega da Fé. Trata-se de uma colaboração importante que permite manter e otimizar um serviço que visa promover a prestação de cuidados de saúde de proximidade.
in:noticiasdonordeste.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário