Há cada vez mais jovens a apostar na plantação de soutos no concelho de Vinhais. A constatação é do vice-presidente da autarquia por altura e que o município prepara mais uma edição da Rural Castanha, que decorre no próximo fim-de-semana.
Luís Fernandes assegura que para além dos jovens também pessoas que têm outra actividade principal estão a apostar na produção de castanha. “Cada vez mais jovens se dedicam à plantação de soutos e mesmo pessoas que têm outras profissões cada vez mais estão a plantar soutos e estão a fazer desse um produto também muito importante para a economia deles. Também vários jovens se têm fixado no concelho e estão a fazer projectos para a plantação de novos soutos”, constata o autarca.
Também Carla Alves, responsável pela organização da Feira da Castanha de Vinhais, adianta que foram aproveitados fundos comunitários do quadro de apoio anterior para aumentar a área de soutos no concelho de Vinhais. “No anterior PRODER fizeram-se várias plantações de soutos. Neste momento, temos cerca de 10 mil hectares de soutos no concelho de Vinhais”, realça Carla Alves.
Carla Alves assegura, ainda, que os produtores têm a comercialização da castanha garantida e alguns conseguem vendê-la ainda nos soutos. “Aqui a castanha é muito bem vendida quase nos soutos, quase sem ir para casa. Todo o agricultor não tem problema de escoamento da castanha.
Temos notado e este ano em particular duas empresas que se instalaram aqui exactamente para trabalhar no escoamento da castanha e temos também cerca de uma dezena de pequenos empresários que andam no campo a comprar castanha”, salienta a responsável.
A castanha é rainha na Feira da Castanha de Vinhais, que abre as portas na próxima sexta-feira e decorre durante o fim-de-semana.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário