A Câmara de Mogadouro e instituições de ensino superior iniciaram conversações para a criação de um laboratório destinado a analisar os cogumelos silvestres que aparecem na região, de forma evitar intoxicações provocadas pela ingestão de alguns destes fungos.
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, o presidente da Câmara de Mogadouro, Francisco Guimarães, disse que já foram estabelecidas os primeiros contactos com a Universidade de Trás-os-Montes e com Instituto Politécnico de Bragança para dar início ao projeto.
Variadas espécies deste tipo de fungos encontram-se nas matas e soutos de Mogadouro, "a Capital de Cogumelo".
"Precisamos de uma laboratório onde os cogumelos possam vir a ser estudados [por especialistas] e se possam desenvolver novas espécies. Para este efeito, está pensada a criação de espaço de investigação que ficará alojado no futuro Centro Interpretativo do Mundo Rural, em fase de construção", acrescentou o responsável.
Está ainda pensada a criação de um campo experimental, no espaço contígua exterior, para ajudar a identificar espécies, que será aberto aos micólogos amadores, tudo porque os cogumelos são considerados " comida de risco".
"Outra das ideias alocadas ao projeto [laboratório] é a de incentivar as pessoas a produzirem cogumelos silvestres, devido ao seu potencial gastronómico e económico", disse o autarca.
O autarca anuncia estes projetos numa altura em que se prepara em Mogadouro o XVI Encontro Micológico Trasmontano. O evento está programado para os dias de sexta-feira a domingo.
O encontro micológico será igualmente o ponto partida para uma semana gastronómica dedicada ao cogumelo e que estará patente em Mogadouro de 01 a 09 de novembro e com a adesão de cerca de uma dezena de restaurantes locais.
A iniciativa é da responsabilidade do município de Mogadouro e da Associação Micológica " A Pantorra", entidades que este ano escolheram a fotografia como mote para o encontro micológico.
Segundo os especialistas, este ano há muitos cogumelos na região trasmontana, mas com pouca qualidade devido ao calor que se faz sentir.
Lusa
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário