Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 24 de outubro de 2014

Cuidados Paliativos domiciliários vão chegar a mais concelhos

A ULS Nordeste vai ampliar a prestação de cuidados paliativos na região, já no próximo ano.

Os cuidados paliativos domiciliários, antes vedados só ao Planalto Mirandês, chegam agora a outros concelhos da Terra Fria.

Este projeto surge depois de o Serviço de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Nordeste ter ganho o concurso do programa “Inovar em Saúde”, da Fundação Calouste Gulbenkian, destinado a financiar este tipo de cuidados.

O valor do prémio são 250 mil euros, que serão recebidos em três anos.

Este novo projeto, com sede em Bragança, chama-se “Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos – Terra Fria”, e vai abranger os concelhos de Bragança, Macedo de Cavaleiros e Vinhais. Para isso vão ser estabelecidas parcerias com as Câmaras Municipais.

Em comunicado, a direção da ULSNE diz que esta iniciativa tem como objetivo “promover o apoio domiciliário a doentes com patologias crónicas incuráveis, e às suas famílias, atenuando o sofrimento nas fases avançadas da doença”, para que estes doentes possam permanecer o “maior tempo possível” em suas casas.

Médicos, enfermeiros, um assistente social, um terapeuta ocupacional e um psicólogo são a equipa que, a partir de 2015, começa a exercer atividade. Esta nova unidade ficará integrada nas já existentes na ULSNE. Ou seja, juntam-se à Unidade de Cuidados Paliativos da Unidade Hospitalar de Macedo de Cavaleiros, às equipas Intra-Hospitalares de Suportes e Cuidados Paliativos (Bragança, Macedo e Mirandela) e à Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos do Planalto Mirandês, que abarca Miranda do Douro, Mogadouro e Vimioso.

Dia 30 deste mês, no Hospital de Bragança, vai ser formalizado todo o processo, com a assinatura de um protocolo. Também o Planalto Mirandês vai assinar um protocolo, que envolve a ULSNE, as câmaras municipais e as Santas Casas da Misericórida, para que continue a exercer cuidados, “de forma integrada e multidisciplinar”.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário