A localidade de Cidões volta a engalanar-se para receber a Festa da Cabra e do Canhoto, organizada pela Associação Raízes d’Aldeia, que este ano se realiza durante três dias.
Mas é no dia 1 de novembro que a localidade se transforma na capital Celta, com o ritual do pôr do sol e ascensão da lua, acendimento da fogueira, queima do cabrão e chegada do carro de bois.
O que foi um evento natural, onde as pessoas se juntavam ao fim do dia e iam roubar um canhoto que transportavam num carro de bois e, durante a noite, cruzes credo, reviravam a aldeia do avesso, depois de acenderem a fogueira, transformou-se numa festa organizada, ainda que todos os elementos da associação sejam voluntários.
in:mdb.pt
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário