Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 28 de outubro de 2014

Participação dos cidadãos na vida política em debate em Mirandela

Os cidadãos participam pouco na vida política das autarquias locais. Foi esta uma das conclusões do seminário sobre a participação cívica nas autarquias locais em Portugal e Espanha, que decorreu no sábado, em Mirandela.
O director do Núcleo de Estudos de Direito das Autarquias Local, António Cândido de Oliveira, defende que é necessário lembrar “aos cidadãos que devem ter uma palavra activa a dizer, não apenas por pequenas coisas que interessam às localidades, mas pelo futuro da região, da terra”.
Também para Rui Magalhães, “ainda é muito ténue” a forma como a população em geral participa na decisão pública. “Ainda não existe muito o hábito da participação cívica, não é um processo fácil apelar a esta participação, mas não podemos desistir”, sustenta o vice-presidente do município. 
O autarca acredita que é dever do poder local e central promover a participação dos cidadãos na gestão autárquica. Rui Magalhães destaca as iniciativas da autarquia como “O Meu Bairro”, os diálogos abertos através do “facebook” e os diálogos directos que permitem a qualquer munícipe, de 15 em 15 dias, discutir os seus problemas directamente com o presidente da Câmara de Mirandela. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário