Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

Novo balneário termal das Caldas de S. Lourenço vai custar 2,5 milhões de euros

A câmara de Carrazeda de Ansiães quer construir um novo balneário termal nas Caldas de S. Lourenço. 
O projeto, orçamentado em 2,5 milhões de euros, está em fase de obtenção de pareceres com vista à sua aprovação, adiantou José Luís Correia, autarca do concelho, na conferência ‘Termas Criativas. Um desafio para a inovação’, que se realizou o passado sábado, em Carrazeda de Ansiães. Este será o maior investimento a realizar no concelho em termos financeiros nos anos mais próximos. “O projeto foi enviado para a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte para que sejam emitidos os respectivos pareceres, de seguida terá a câmara de o aprovar. Quando estiverem reunidas as condições será posto a concurso”, explicou o edil, que não quis avançar datas para o início das obras. “É uma obra que já devia estar feita há muitos anos”, referiu.

A ideia de recuperar as termas não é nova. O estudo hidrológico já foi concluído, mas o recurso “está subaproveitado”, admitiu José Luís Correia. Todavia a esperança de que venha a ser um pólo de desenvolvimento mantém-se. “S. Lourenço foi motivo de ilusão e de desilusão, mas no qual acreditamos, pois é um pretexto de oportunidades”, afirmou.

As termas funcionam em instalações provisórias, com um balneário que foi utilizado para a realização do estudo médico-hidrológico, mas que funciona, pois está licenciado e autorizado para banhos e tratamentos. Para o projeto avançar é preciso abastecer o complexo de água potável e avançar com as infraestruturas de saneamento.

A estratégia para o turismo em Carrazeda de Ansiães passa pelas termas associadas ao aproveitamento das potencialidades do Parque do Vale do Tua, património histórico rico, como o castelo de Ansiães, o Museu da Memória Rural de Vilarinho, a Brunheda, o Douro e a Senhora da Ribeira. “Acredito no futuro do concelho e nas oportunidades que temos. O S. Lourenço e a loja interactiva dão o último contributo, é a cereja em cima do bolo”, afirmou o autarca.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário