Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

domingo, 26 de outubro de 2014

Galandum Galundaina - Grupo folk de Miranda do Douro procura internacionalização

O grupo de música folk transmontano Galandum Galundaina procura a sua internacionalização através da feira Womex - World Music Expo, que está a decorrer na cidade espanhola de Santiago de Compostela (Galiza).
Em declarações prestadas hoje à agência Lusa, Paulo Meirinhos, um dos elementos que integra a formação de Miranda do Douro, disse que o objetivo dos Galandum Galundaina, ao participarem nesta iniciativa, "é o de exportar toda a música a cultura mirandesa que estão associadas ao grupo".

A Womex é considerada pela Unesco "a mais importante feira" profissional ligado às designadas músicas do mundo e onde entram géneros como: músicas de raiz, folk, étnica, tradicional e da diáspora.

"Numa feira onde há centenas de 'stands', quisemos ter o nosso próximo espaço, a fim de dar a conhecer o nosso trabalho para ser mais reconhecido a nível mundial e conseguirmos uma outra visibilidade além-fronteiras", acrescentou o músico.

Outro dos objetivos da presença do grupo na Womex é igualmente o de dar a conhecer a música tradicional que se faz na "Terra de Miranda", onde estão incluídos os pauliteiros.

Os Galandum Galundaina são um grupo de música tradicional, criado com o objetivo de recolher, investigar e divulgar o património musical, as danças e a língua das Terras de Miranda do Douro e que a agora partem para os " caminhos da internacionalização".

A formação assinala 20 anos de existência tem desenvolvido vários trabalhos musicais e a introdução de novos instrumentos como o rabel, a sanfona ou o pandeiro que são construídos pelos próprios músicos da banda.

"Aproveitámos, acima proximidade de Santiago de Compostela, onde se a realiza a feira, para assim, pela primeira vez nos darmos a conhecer ao mundo através do mais "emblemático" dos certames deste género musical" frisou.

Para além da edição de três discos e um DVD ao vivo, é também é da responsabilidade da formação o "renascimento e novo interesse pela música tradicional" em terras nordestinas.

Do roteiro dos Galandum Galundaina fazem parte alguns dos mais importantes festivais de música tradicional/"world music" realizados em países como a Malásia, México, Cuba, Espanha, Bélgica, Alemanha, França, entre outros

O Womex conta com 19 edições realizadas um pouco por toda Europa em cidades como Berlim, Bruxelas, Estocolmo, Roterdão, Sevilha, Copenhaga.

A feira termina no próximo domingo em Santiago de Compostela.

Lusa

Sem comentários:

Enviar um comentário