Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

segunda-feira, 20 de outubro de 2014

Termas de Carrazeda aguardam aprovação do projecto do balneário

Mesmo com o estudo médico-hidrológico aprovado, que reconhece as suas propriedades terapêuticas, as Termas de S. Lourenço, em Carrazeda de Ansiães, aguardam aprovação do projecto de construção do novo balneário termal.
O presidente da Câmara Municipal de Carrazeda de Ansiães, José Luís Correia, afirma que a obra que já devia estar concluída mas não avança ainda com a data de início da requalificação. “Não posso responder muito em termos temporais porque não depende só de nós. Já enviámos o projecto para a Comissão de Coordenação para emitir os respectivos pareceres, seguidamente terá que a Câmara Municipal aprovar o projecto e, quando reunir condições, pô-lo a concurso. É uma obra que já devia estar feita há muitos anos. Foi um pretexto de ilusões e decepções mas para nós é um pretexto de oportunidades e de desenvolvimento do concelho”, salienta o autarca. 
O projecto está orçado em 2 milhões e meio de euros e pretende criar condições para que os visitantes possam usufruir em pleno das águas termais, impulsionando o turismo. 
A par deste investimento, a autarquia quer requalificar os acessos às termas, o que representa um investimento extra de 800 mil euros e, ainda, abastecer o complexo de água potável e criar estruturas de saneamento. Investimentos que José Luís Correia admite que são pesados para o município e que, por isso, estão dependentes de apoios comunitários. “O que me preocupa é o facto de não haver financiamento no próximo quadro comunitário de apoio. 
O projecto já está elaborado e ronda os 800 mil euros. É muito dinheiro para uma câmara municipal avançar logo de uma só vez, juntamente com um investimento de mais de 2 milhões e meio de euros”, admite José Luís Correia. 
O autarca salienta, no entanto que, actualmente, o complexo dispõe das condições necessárias à prática do banho termal, sendo procurado por centenas de turistas por ano . “Estamos em instalações provisórias, num balneário que foi utilizado para o estudo médico hidrológico, que está licenciado e autorizado e, já tivemos algumas centenas de aquistas este ano, não só para tratamentos para algumas patologias, mas também para saúde e bem estar”, sublinha José Luís Correia. 
Declarações à margem da conferência “Termas criativas, um desafio para a Inovação”, organizada pelo Município de Carrazeda de Ansiães e o Instituto Piaget e que decorreu no sábado nesta vila transmontana. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário