Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 8 de janeiro de 2015

Agrupamento de Escolas Miguel Torga, incentiva alunos a ler

O Agrupamento de Escolas Miguel Torga, em Bragança, está a desenvolver programas para incentivar os alunos a ler.
As tecnologias têm vindo a roubar espaço aos livros e o grande desafio da escola é contrariar esta tendência. Uma das iniciativas é levar os escritores à escola. Foi o que aconteceu ontem com a visita da escritora Cristina Torrão.
A professora bibliotecária da Escola Miguel Torga, Cecília Falcão, não tem dúvidas que a presença de escritores na escola incentiva os alunos a pegar nos livros. “É um desafio muito difícil. Ultimamente os ecrãs roubam espaço ao papel, mas nós achamos que o que interessa é ler, seja em que suporte for, insistimos sobre a leitura literária e por isso gostamos de trazer os escritores e acho que há um incentivo visível”, salienta a professora. Os estudantes que participaram na sessão com a escritora Cristina Torrão confessam que as novas tecnologias são mais atractivas para os jovens do que os livros. Ainda assim, é na escola que encontram motivação para ler. “Prefiro muito mais o computador aos livros, eu prefiro séries, televisão, mas continuo a gostar de ler, todas as noites leio, desligo sempre o computador a essa hora e leio sempre antes de ir dormir”, confessa Ana Carolina Rodrigues, do 10.º ano. 
A escritora Cristina Torrão vive na Alemanha, mas tem raízes transmontanas. Ontem apresentou aos estudantes o seu mais recente romance histórico “Os Segredos de Jacinta”. A escritora acredita que as suas obras podem ajudar os alunos a aprender História de forma mais divertida. “Eu espero que a partir dos livros, essa é uma intenção, lhes desperte mais o interesse, porque realmente muitos alunos vão para uma aula de História com a ideia de que é uma aula chata, porque não é tão interessante falar dos tempos passados, tanta coisa para decorar, e assim vejam que pode ser interessante falar sobre o que aconteceu, porque pode ajudar a entender o presente e a preparar o futuro”, salienta a escritora. 
O Agrupamento de Escolas Miguel Torga a incentivar os alunos a ler, numa altura em que os jovens são cada vez mais aliciados pelas tecnologias e põem os livros de parte.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário