Um Desfile de Marafonas, a tradicional Queimada, concertos tradicionais, exposições e um Festival Gastronómico vão animar Podence, em Macedo de Cavaleiros, entre 14 e 17 de Fevereiro. O «Entrudo Chocalheiro» está de regresso às terras transmontanas, naquele que é considerado o «Carnaval mais ancestral de Portugal».
Durante quatro dias, pelas ruas de Podence, os caretos vão andar à solta, escondidos atrás das máscaras e dos farfalhudos fatos, com ruidosos cintos de chocalhos e um pau de madeira que os ampara nas tropelias, sobretudo de chocalhar as mulheres.
O programa da edição de 2015 conta com várias actividades, desde o Desfile de Marafonas, concertos tradicionais, a tradicional Queimada, exposições e um Festival Gastronómico (com mostra e venda de produtos locais).
Símbolos da cultura do nordeste transmontano, os caretos representam figuras diabólicas que, todos os anos, saem à rua nas festividades do Entrudo de Podence.
Interrompem os longos silêncios de cada Inverno e com os seus carismáticos chocalhos e franjas coloridas de grossas mantas saem à rua à procura de raparigas para as chocalhar.
O «Entrudo Chocalheiro» é promovido pela Associação dos Caretos de Podence.
Local: Podence (Macedo de Cavaleiros)
Horários:
Links: Entrudo Chocalheiro
Contactos: Telefs: 91 975 07 71
E-mail: careto.podence@gmail.com
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário