Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira..
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

sábado, 3 de janeiro de 2015

Projeto da Torre do Relógio foi apresentado publicamente apresentado

Maquete do Projeto
Com o objectivo de informar e esclarecer a população sobre o processo de recuperação e preservação da Torre do Relógio e de toda a zona envolvente, a Câmara Municipal de Alfândega da Fé promoveu, no passado dia 13 de dezembro, uma apresentação pública deste projeto.

Uma intervenção, que para além das obras de reabilitação, que também vão tornar a Torre visitável, inclui a realização de registos fotográficos, de estudos históricos e arqueológicos para determinar as origens e contextualização da Torre do Relógio na história da Vila de Alfândega da Fé. 

Este projeto resulta de uma candidatura ao ON2 –Novo Norte -Eixo Prioritário III – Valorização do Espaço Regional– Património Cultural- , num investimento total de mais de 650 mil euros e prevê ainda a realização de um trabalho sobre os forais de Alfândega da Fé. 

A intervenção abrange a Torre do Relógio e a zona envolvente, numa área de mais de 6200m2. Paralelamente aos trabalhos de recuperação do edifício, que vai ser devolvido ao seu aspeto original, assumindo, novamente, a cor branca, toda a área envolvente vai ser requalificada. Para além da criação de zonas pedonais e de um parque de estacionamento, vão também ser substituídas as redes de água, saneamento, águas pluviais, eléctricas e telecomunicações. Um projeto que vai conferir outra atractividade e maior dignidade à zona antiga da vila. 

As pessoas vão poder aceder ao interior da Torre do Relógio, que vai também funcionar como uma “Galeria”. Neste local vai estar em exposição um estudo histórico, fotográfico e arqueológico da evolução da torre até aos nossos dias, assim como da visualização de diferentes fases da obra de conservação da Torre do Relógio. A ideia passa também por recuperar o mecanismo do relógio existente, de modo a que possa ser observado pelos visitantes. 

Esta intervenção vai assim permitir a reutilização e revitalização da Torre do Relógio, assumindo-se como fator importante na dinamização turística e cultural do concelho.

NI do Município de Alfândega da Fé

Sem comentários:

Enviar um comentário