A aldeia pedagógica de Portela, no concelho de Bragança, foi reconhecida pelo Mapa de Inovação e Empreendedorismo Social (MIES). Um projecto de investigação, que tem como objetivo distinguir iniciativas de elevado potencial de empreendedorismo social.
João Cameira, o presidente da Azimute, Associação de desportos de aventura, juventude e ambiente, responsável pelo projecto da aldeia pedagógica da Portela, sublinha que este é um reconhecimento da importância do trabalho que tem vindo a ser feito. Considerando que foram referenciadas 4205 iniciativas em Portugal e que foram estudadas profundamente 444, em que houve deslocações ao terreno e a resposta a vários inquéritos, o facto de a aldeia pedagógica fazer parte dos 134 projectos selecionados, é mais um reconhecimento da validade e da pertinência da implementação deste projecto em espaços despovoados e em territórios com baixa densidade populacional”, salienta João Cameira. Um reconhecimento que poderá contribuir para a sustentabilidade do projecto e a angariação de mais apoios. “É mais um selo de qualidade deste projecto que, na fase de conseguir angariar alguns fundos comunitários ou eventualmente algum mecenato que nos permita continuar , será sempre uma mais valia”, sublinha.
A aldeia pedagógica de Portela é um projecto que teve início em 2010. O objectivo da aldeia pedagógica é fazer com que os já poucos habitantes de Portela se transformem em “mestres do meio rural”.
Recebem a visita de crianças e idosos institucionalizados ou famílias e mostram a horta, a capoeira, a forja, ensinam a fazer pão, compotas e licores, a recolher cogumelos silvestres e ervas aromáticas e partilham histórias e saberes ancestrais. “Acabam por transportar alguns conhecimentos a quem os visita, promovendo a intergeracionalidade e um envelhecimento activo”, considera João Cameira.
Este é o terceiro prémio que distingue o trabalho desenvolvido na aldeia pedagógica de Portela.
Escrito por Brigantia
Número total de visualizações do Blogue
Pesquisar neste blogue
Aderir a este Blogue
Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
(Henrique Martins)
COLABORADORES LITERÁRIOS
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário