Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

Piaget aposta na certificação da pasta de azeitona transmontana

Certificar a qualidade de pasta de azeitona fabricada com o fruto e com azeite exclusivamente transmontanos é o objectivo do Instituto Piaget. Como parte do processo a instituição organizou, em conjunto com a Câmara Municipal e no âmbito do Festival do Azeite Novo, as provas técnicas deste preparado.
De acordo com, Maria Helena Chéu, presidente do Campus Académico do Nordeste do Instituto Piaget, o estudo e o processo de certificação da pasta de azeitona de Trás-os-Montes são projectos que podem ser desenvolvidos nas valências do Instituto Piaget.
De acordo com a responsável, o processo junto das instituições de certificação pode ser facilitado, já que “o Instituto Piaget tem laboratórios acreditados em Mirandela, nos quais é possível fazer análises do produto, bem como estudos de estabilidade e validade”. 
O objectivo final do projecto é a comercialização do produto. Maria Helena Chéu esclarece que para levar a cabo o estudo, o Instituto Piaget apresentou uma candidatura para a elaboração de uma cozinha experimental para pastas de azeitona como actividade principal, em Macedo de Cavaleiros. “Temos de estudar a composição do produto, o estudo de validade do produto e a própria embalagem”, explica. 
O finalista do programa de televisão Masterchef, Luís Portugal, que integrou o painel de provadores, considera que este produto porque está na moda pode ajudar à promoção do azeite transmontano. 
O preparado que pode ser servido como entrada ou acompanhamento deve ser aproveitado para nos identificar ao mais alto nível e pode-nos levar a cruzar fronteiras. Podemos levar o nosso azeite para qualquer parte do mundo. 
Para além de estudar a composição do produto, analisar a validade, o projecto do Instituto Piaget prevê também a criação da própria embalagem da pasta de azeitona de Trás-os-Montes. 

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário