Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOGUE: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite, Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blogue, apenas vinculam os respetivos autores.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

Começa hoje a Semana Gastronómica do Butelo em Bragança

Começa hoje a Semana Gastronómica do Butelo e das Casulas em Bragança.
Este ano os restaurantes aderentes começam a promover estes produtos antes do Festival do Butelo e das Casulas, que decorre de 20 a 22 de Fevereiro. 
A partir de hoje, 28 restaurantes, mais cinco do que no ano passado, vão preparar o enchido e as casulas. Já, a partir do dia 20, estes produtos regionais da Terra Fria podem ser adquiridos no Festival que irá decorrer na Praça da Sé, e que conta este ano com 18 expositores, mais quatro do que no ano passado. 
O presidente do Município de Bragança, Hernâni Dias, está convicto de que o aumento de expositores e restaurantes se deve ao sucesso das edições anteriores do festival. “A produção de butelo tem vindo a aumentar. Houve uma altura em que este enchido era apenas produzido por algumas pessoas em casa e, ao nível da restauração, praticamente não se falava em butelo. No ano passado, houve restaurantes que tiveram uma venda absolutamente impressionante de butelos. Houve restaurantes que esgotaram o stock que tinham de butelos e outros que tiveram de comprar mais para poderem responder à procura”, constata o autarca. 
Para o grão-mestre do Butelo e da Casula, Nuno Pires, mais importante do que a quantidade de butelos é garantir a manutenção da qualidade. “Na preservação de um produto tradicional da nossa gastronomia, como é o caso do butelo,  é importante que a qualidade esteja acima da quantidade. 
Os butelos não podem ser feitos à toa mas sim cumprindo aquilo que era a tradição dos nossos pais e avós. Espero que além do butelo, toda a promoção da região e de outros produtos da terra como as casulas, as batatas e o azeite seja valorizados com esta edição do festival”, realça o grão-mestre desta confraria gastronómica.  
A terceira edição do Festival do Butelo e das Casulas está a ser alvo de uma campanha de divulgação levada a cabo pelo Município de Bragança que inclui acções nas cidades de Lisboa e Porto e em Espanha, nas cidades de Zamora, Salamanca e León.

Escrito por Brigantia

Sem comentários:

Enviar um comentário