Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Mirandela // Azeite de qualidade utilizado para massagens

Deitada numa marquesa, envolta em toalhas brancas, Sónia A. entrega o seu corpo às mãos do fisioterapeuta Mário Costa.
Depois de entornar um pouco de azeite virgem extra transmontano, em fio sobre a pele, a magia das mãos dá continuidade a uma massagem de uma hora, mas vale a pena. " É uma massagem doce, ternurenta e muito relaxante”, confessa. “Foi a primeira vez e adorei. Vou passar a fazer em casa”, garante.
Esta demonstração fez parte do workshop de oleoterapia, no âmbito do décimo festival dos sabores do azeite novo, que decorreu, em Mirandela, durante todo o mês de Janeiro.
Este produto é cada vez mais utilizado como tratamento terapêutico, principalmente na cosmética, graças às suas propriedades hidratantes e antioxidantes. “É um produto orgânico não tem qualquer efeito secundário rico em antioxidantes com vitaminas A,D,E e K para além disso tem uma propriedade que capta os aromas com muita rapidez eliminando o cheiro intenso do azeite", explica o especialista.
Na oleoterapia, não se utiliza apenas azeite, "porque o cheiro é bastante intenso". Mistura-se com óleo de amêndoas doces, "para lhe dar um toque ainda mais suave”, ou com aroma de jasmim "para ter um aroma mais agradável". Com isso, o efeito terapêutico não sofre alterações e evita que se fique a cheirar a azeite
Para além de hidratar a pele, o azeite dá "clarividência, auxilia a memória e relaxa", garante Mário Costa que deixou uma sugestão para os transmontanos: “numa terra onde se colhe tanto azeite não precisam de comprar os tradicionais cremes para o corpo”.
Este foi um dos workshops promovidos pelo Município. “Pretendemos impulsionar a utilização do azeite em todas as suas vertentes, desde a gastronomia, à cosmética e, até, ao turismo”, refere o autarca local, António Branco.

in:mdb.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário