Sobre o Blogue
SOBRE O BLOGUE:
Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço.
A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)
Ti Paula prepara o estambre
O estambre ("estame") é o fio produzido com os filamentos mais longos da lã, geralmente usado para a urdidura (teia) do tear. É preparado com dois pentes (instrumentos constituídos por um cabo de madeira com dentes de ferro), um dos quais é fixo ao burro (cavalete de madeira). Depois de duas passagens da lã pelos pentes, estas fibras longas são cuidadosamente puxadas e depois colocadas sobre as "costas" do burro, de onde irão para a roca para serem fiadas. A lã de fibras mais curtas, que a Ti Paula (Paula de Jesus Monteiro) coloca à sua esquerda, é depois cardada e fiada no torno, dando origem ao fio da trama ou usada como enchimento.
Enquanto prepara o estambre, Ti Paula explica como aprendeu a tecer, bem como o processo de fabrico das mantas de lã apisoada que se fabricavam na região.
Combing wool to spin worsted yarn ("estambre"). The shorter fibers left on the combs will be used to produce woolen yarn or as stuffing for pillows. Trás-os-Montes, Portugal, 2012.
Gravado em Duas Igrejas a 6 de Maio de 2012
Sem comentários:
Enviar um comentário