Número total de visualizações do Blogue

Pesquisar neste blogue

Aderir a este Blogue

Sobre o Blogue

SOBRE O BLOG: Bragança, o seu Distrito e o Nordeste Transmontano são o mote para este espaço. A Bragança dos nossos Pais, a Nossa Bragança, a dos Nossos Filhos e a dos Nossos Netos..., a Nossa Memória, as Nossas Tertúlias, as Nossas Brincadeiras, os Nossos Anseios, os Nossos Sonhos, as Nossas Realidades... As Saudades aumentam com o passar do tempo e o que não é partilhado, morre só... Traz Outro Amigo Também...
(Henrique Martins)

COLABORADORES LITERÁRIOS

COLABORADORES LITERÁRIOS
COLABORADORES LITERÁRIOS: Paula Freire, Amaro Mendonça, António Carlos Santos, António Torrão, Fernando Calado, Conceição Marques, Humberto Silva, Silvino Potêncio, António Orlando dos Santos, José Mário Leite. Maria dos Reis Gomes, Manuel Eduardo Pires, António Pires, Luís Abel Carvalho, Carlos Pires, Ernesto Rodrigues, César Urbino Rodrigues e João Cameira.
N.B. As opiniões expressas nos artigos de opinião dos Colaboradores do Blog, apenas vinculam os respetivos autores.

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2015

Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros vai receber meio milhão de euros por ano até 2017

Cerca de meio milhão de euros por ano, até 2017, é o valor que o Governo tem previsto para atribuir à Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros.

Foi publicado em Diário da República na segunda feira que o Governo autoriza o ISS e as três Administrações Regionais de Saúde à distribuição de um total de 16,5 milhões nos próximos três anos (2015, 2016 e 2017). O bolo vai ser partido pelas Unidades de Média Duração e Reabilitação (UMDR), três Unidades de Longa Duração e Manutenção (ULDM), cinco Unidades de Cuidados Paliativos (UCP) e uma Unidade de Convalescença (UC).

A notícia veio ontem a público, dia em que se assinalou o Dia Mundial da Luta Contra o Cancro e em que foi revelado à comunicação social pelo presidente da Associação Portuguesa de Cuidados Paliativos, Manuel Luís Capelas, que metade dos doentes oncológicos morre sem ter acesso a cuidados paliativos.

O presidente do Conselho da Administração da ULS Nordeste, António Marçôa, considera por isso uma boa opção o investimento que tem sido feito na região nesse tipo de cuidados de saúde a doentes em fase terminal.

500 mil euros é a verba que vai chegar este ano à Unidade de Cuidados Paliativos de Macedo de Cavaleiros, a única de Trás-os-Montes. Com a atribuição deste financiamento, dentro de duas semanas é provável que as 16 camas do serviço possam já receber doentes.

António Marçôa reforça a necessidade da existência de cuidados paliativos na região com dados recentes recolhidos numa visita ao hospital de Vila Real.

Existe ainda uma rede de cuidados paliativos domiciliários, a funcionar no Planalto Mirandês, na Terra Fria e, mais recentemente, em Alfândega da Fé. Outro serviço que António Marçôa acredita que se justifica, com base num estudo que refere que 51% das pessoas prefere falecer em casa.

Ao longo dos próximos três anos a UCP de Macedo de Cavaleiros vai receber um financiamento de 1.684.723,5 €, ou seja, mais de meio milhão de euros por ano.

Escrito por ONDA LIVRE

Sem comentários:

Enviar um comentário